Teresina terá caos na saúde se não houver isolamento, diz Firmino
De acordo com o prefeito, o distanciamento social é a medida mais efetiva encontrada para diminuir a circulação do vírus e evitar um colapso na saúde.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, comentou sobre a situação do coronavírus na capital em entrevista para a TV Cidade Verde nesta segunda-feira (23), e alertou que o sistema de saúde da cidade pode entrar em colapso caso a população não fique em casa e o comércio não cumpra o decreto de suspender atividades.
De acordo com o prefeito, o distanciamento social é a medida mais efetiva encontrada para diminuir a circulação do vírus e evitar um colapso na saúde pública como já ocorre em países como a Itália.
“Só tem uma saída, é fazer o distanciamento social. Fazer com que possamos diminuir a circulação de pessoas e portanto, diminuir a propagação. O vírus, eventualmente, vai se propagar. O que não podemos é deixar que ele se propague rapidamente. Porque se isso acontecer, se a curva for concentrada, como está sendo na Itália, nós podemos ter um caos completo no sistema de saúde, um caos completo no nosso país”, afirmou o prefeito.
- Foto: Prefeitura de Teresina
Prefeito Firmino Filho
Em relação ao decreto que suspende as atividades comerciais em Teresina, exceto supermercados, panificadoras, farmácias e mercearias, o prefeito Firmino lembra que os estabelecimentos que não cumprirem com a medida, a prefeitura irá aplicar penalidades administrativas.
“Aquele estabelecimento que não cumprir, nós iremos ter as penalidades administrativas e teremos também as forças de segurança. Temos a Guarda Municipal, pela prefeitura, e o próprio governador colocou à disposição as forças policiais, a Polícia Militar, para que nós possamos fazer valer esse tipo de regra”, disse Firmino.
O prefeito lembra ainda que o decreto é válido pelo período de 15 dias, e que pode ser estendido caso precise. Firmino também comentou sobre a campanha de vacinação contra a gripe que começa a partir desta segunda-feira em todo o país com o objetivo de vacinar pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde.
Firmino relata que participou de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde e outros prefeitos, e dentre os assuntos abordados, a campanha de vacinação contra a gripe foi um dos pontos questionados pelos gestores municipais. O prefeito destaca que é fundamental a vacinação nesse período devido a outros vírus já conhecidos, como o H1N1 e outras influenzas.
“Os idosos eles são vulneráveis não apenas ao coronavírus, mas a outra quantidade de vírus, e que portanto, nós precisamos proteger os idosos também com esse processo de vacinação. Agora, onde for feito o processo de vacinação nós temos que evitar as aglomerações”, disse o prefeito Firmino Filho.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir