Teresina reduz mortes violentas e feminicídios, aponta relatório
A capital do Piauí registrou, de 2014 para 2019, uma redução de mais 45% nas mortes violentas intencionais, segundo o Relatório de Criminalidade 2019, foram 204 vítimas a menos de 2014.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), através do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal, representada pelo delegado da Polícia Civil, João Marcelo Brasileiro, apresentou, nesta segunda-feira (13), o relatório de criminalidade com os dados relacionados ao ano de 2019 no estado.
A solenidade ocorreu na sede da Acadepol e contou com a presença do secretário da Segurança, Fábio Abreu; da diretora de Gestão Interna da SSP, Anamelka Cadena; e o delegado-geral, Luccy Keiko Paraíba, além dos comandantes de batalhões da capital e delegados de Polícia Civil.
- Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretário Fábio Abreu apresentando relatório
A capital do Piauí registrou, de 2014 para 2019, uma redução de mais 45% nas mortes violentas intencionais, segundo o Relatório de Criminalidade 2019, foram 204 vítimas a menos de 2014.
Já, de 2018 para 2019 a redução foi de mais de 25%. “A grande surpresa do anuário foi exatamente a contrariedade dos dados em relação às nossas projeções, nós estávamos prevendo o aumento de quase 3% no número de assassinatos no estado e ocorreu ao contrário. Vimos uma redução histórica na capital de mais de 25% em um ano, que acabou repercutindo na redução em todo o estado de 5,4%”, explica João Marcelo.
Para o secretário da Segurança, a redução de mortes na capital é um número recorde e o objetivo é manter a tendência de redução da violência para o ano de 2020.
“Nós reduzimos de forma recorde os índices de Teresina, mantemos a tendência de redução da violência. Apresentamos aqui dados que não são demonstrados no Anuário Nacional, porque queremos trabalhar em cima daquilo que mais o cidadão reclama, planejando ações junto aos comandantes e delegados para 2020. Este ano, sem dúvidas, teremos muito mais redução e controle, porque faremos mais ações de combate, com compra de novos equipamentos, mais estrutura, mais efetivo com novos concursos”, destaca Fábio Abreu.
De acordo com o relatório, Teresina registrou também uma redução, de 2018 para 2019, de quase 45% nos feminicídios, segundo o Relatório de Criminalidade 2019. “Na capital, teve a diminuição, e vemos isso como consequência das ações desenvolvidas pela secretaria de forma preventiva, incluindo os trabalhos das delegadas das mulheres. Os casos que chegam à polícia estão sendo evitados, graças a um trabalho de prevenção e disseminação dos vários meios de denúncias,” declarou o gestor.
-
Promotor investiga prefeitura de Capitão de Campos por pagar salário abaixo do mínimo
De acordo com a promotoria, uma manifestação anônima informou que os profissionais recebem menos de um salário-mínimo e não possuem o benefício da insalubridade. -
PMPI é premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público por inovação
A premiação ocorreu na última sexta-feira (22), pela iniciativa "Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI". -
Mais de 200 beneficiadas recebem o pagamento de novembro da bolsa estudantil no Piauí
Segundo o secretário da Educação, o objetivo do programa é proporcionar qualificação profissional abrindo caminhos para que as mulheres mudem suas realidades. -
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir