MP abre procedimento para investigar prefeita Carmelita Castro
O promotor de Justiça José Marques Lages Neto instaurou o procedimento em faca da prefeitura de São Raimundo Nonato.
O Ministério Público do Piauí, através do promotor de justiça José Marques Lages Neto, instaurou procedimento preparatório de inquérito para apurar informações de que a Prefeita Municipal de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, deixou de repassar contribuições previdenciárias devidas ao Instituto Nacional de Seguridade Social, nos meses de setembro de 2017 a fevereiro de 2019.
De acordo com a portaria Nº 29/2019, publicada no Diário Oficial, o MPPI considerou que as contribuições sociais devidas pelos segurados, servidores públicos municipais, em regra, devem ser mensalmente retidas na fonte em seus vencimentos pelo Município de São Raimundo Nonato/PI, que assim agindo assume a postura de substituto tributário para todos os fins legais, notadamente, quando ao seu dever de mensal e regularmente repassar tais contribuições sociais, em nome dos segurados/servidores, ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS.
- Foto: Facebook/Carmelita Castro
Carmelita Castro
O órgão ministerial considerou ainda que deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional, é comportamento administrativo proibido.
O MPPI informou que foi considerado informações de que o Município de São Raimundo Nonato contratou a empresa R. B. de Sousa Ramos, em processo de inexigibilidade de licitação, para prestação de serviços de assessoria com o objetivo de recuperar créditos junto à receita federal.
Segundo o órgão ministerial o Município de São Raimundo Nonato efetuou o pagamento de R$ 1.325.837,62 (um milhão, trezentos e vinte e cinco mil, oitocentos e trinta e sete reais e sessenta e dois centavos) à empresa R. B. de Sousa Ramos, em razão do contrato que previa a sua remuneração em 20% do crédito recuperado e que não há comprovação de que o município tenha recuperado créditos junto à Receita Federal na importância superior a seis milhões de reais;
“Se confirmadas, tais irregularidades implicam em ato de improbidade administrativa”, diz um trecho da portaria.
O órgão ministerial solicitou ao Ministério da Previdência Social informações contábeis sobre a situação investigada nos autos. “Requisite-se à Prefeita Municipal de São Raimundo Nonato/PI informações sobre eventuais débitos previdenciários devidos pelo Município ao Regime Geral de Previdência Social, junto ao INSS bem como sobre eventuais créditos obtidos junto à Receita Federal para compensações, devendo remeter a documentação correlata. Notifique-se a Prefeita Municipal, assim como o Sr. Secretário Municipal de Administração de São Raimundo Nonato/PI, para, querendo, apresentarem respostas aos fatos ora mencionados no prazo de 10 (dez) dias de sua notificação. Cumpra-se “, determinou o representante do Ministério Público.
Outro lado
O Viaagora procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir