TRE julga recurso contra cassação de mandato do prefeito Gutim
A Coligação “A Vitória que o Povo Quer” acusou o prefeito do município de Paes Landim de compra de votos e abuso de poder político e econômico.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) deve julgar na próxima terça-feira (26) o recurso contra a cassação dos mandatos do prefeito do município de Paes Landim, Gutemberg Moura, do vice Josimá Mauriz, e da vereadora Teliane Moraes.
Em decisão do dia 30 de agosto de 2018, o juiz eleitoral Leon Eduardo cassou os diplomas e os mandatos dos três candidatos eleitos e declarou a inexigibilidade deles pelo prazo de oito anos. A Coligação “A Vitória que o Povo Quer” os acusou de compra de votos e abuso de poder político e econômico.
De acordo com as investigações, Gutemberg e Teliane ofereceram R$ 6 mil ao senhor Jailton Lacerda Moraes, um emprego na prefeitura do município, e um estágio para o irmão de Jailton, em troca de votos de toda a família deste.
A compra de votos ficou evidenciada através de gravação feita pelo celular de Jailton.
“No caso dos autos, resta plenamente evidenciada a gravidade da conduta dos investigados, Gutemberg e Teliane, ao se dirigirem à casa dos pais de Jailton, mais de uma vez, a fim de comprar os votos da família. Observa-se na gravação acostada aos autos a insistência dos investigados de comprarem os votos ‘no atacado’ da família de Jailton, não sendo de interesse a compra individual. Demonstrando, destarte, a agressividade no comportamento das tratativas negociais da compra do voto, impondo a venda de todos os votos, em conjunto, como uma verdadeira ‘venda casada’, abusando do poder econômico e político”, escreveu o juiz na sentença.
Segundo relatado por Leon Leonardo, Gutemberg por diversas vezes informa que o emprego é de Jailton, não importando quem prestaria o serviço, pois seria indiferente para prefeitura, já que dispenderia a mesma quantia. Ele destacou, pela análise das falas dos prefeitos, “a consciência da ação e de suas consequências em comprar votos, mostrando total desprezo pela higidez eleitoral”.
“Para a caracterização da conduta ilícita, não é necessária a obtenção do voto do eleitor, bastando a simples promessa, como no caso ocorreu, sendo a efetivação da promessa, apenas mero exaurimento”, pontuou o juiz.
Leon Leonardo ainda aplicou multa de seis mil Ufir a cada um dos investigados condenados.
Procurado pelo Viagora, Gutemberg Moura nada quis comentar. Teliane Moraes não foi localizada. O espaço está aberto a esclarecimentos.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir