MP realiza operação contra fraudes de licitações em secretarias do PI
Estão sendo cumpridos 8 mandados de busca e apreensão no estado durante a realização da "Operação Itaorna" que foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (12).
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio da 44ª Promotoria de Justiça de Teresina, deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a "Operação Itaorna”, com o objetivo de fiscalizar a prática de fraudes em licitações nas secretarias estaduais do Piauí.
- Foto: Divulgação / PRF
Operação Itaorna.
Segundo os órgãos envolvidos na investigação, a Construtora Crescer, que tinha sede em Timon (MA) teria participado e vencido licitações referentes a construção de calçamentos na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Turismo, Coordenadorias de Desenvolvimento Social e Lazer, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) e Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR), mesmo sem ter a capacidade operacional para celebrar contratos ou vencer qualquer licitação.
Foram destinados para a empresa recursos de empréstimos do Finisa I e também do Finisa II, que são reservados para aplicação em obras de saneamento básico. Segundo informações do Promotor de Justiça Fernando Santos, foram realizados na manhã de hoje, somente buscas e apreensões tanto nos órgãos em que a construtora ganhou as licitações, quanto na sede da empresa.
“A Construtora não tem a menor estrutura física. Temos fotos de 2012 e agora de 2018 e não há nenhuma mudança na estrutura física. Também temos elementos que indicam que possa estar havendo lavagem de dinheiro, se tratando na aplicação de recursos adquiridos pela empresa ao longo desses anos”, disse o promotor de Justiça Fernando Santos.
- Foto: Divulgação/MP-PI
A Operação foi deflagrada nesta quarta-feira (12)
Foram cumpridos cerca de 8 mandados de busca e apreensão na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Turismo, Coordenadorias de Desenvolvimento Social e Lazer, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) e Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR), todos os mandados expedidos pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina.
Durante a operação foram apreendidos notebooks, HDs externos, computadores, celulares, pen drives e também documentos de procedimentos licitatórios. A operação deflagrada pelo MP-PI conta com a participação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Piauí (Gaeco), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE
-
Operação do BEPI prende dupla com armas e drogas em Teresina
A dupla estava em uma casa abandonada nessa quinta-feira (17), e tentou fugir, mas foi capturada após perseguição na zona Norte de Teresina. -
Motociclista morre em acidente na zona rural de Luís Correia
Conforme informações do 24º Batalhão da Polícia Militar, o acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no povoado Mexeriqueira. -
Polícia prende suspeito de empurrar namorada na frente de caminhão em Castelo do Piauí
De acordo com a polícia, o suspeito teria alegado que o atropelamento foi acidental, porém as investigações constataram fortes indícios de que o casal brigou no local e o homem teria a empurrado. -
Três jovens morrem após carro capotar na BR 230 em Fronteiras
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o veículo seguia no sentido Campos Sales para São Julião quando caiu em um buraco na via. -
Operação da Polícia Penal impede fuga de detentos em penitenciária de Teresina
A polícia realizava vistorias na penitenciária quando identificou um buraco na cela, que possivelmente seria utilizado para fuga no pavilhão E.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir