Mercado do Parque Firmino Filho está abandonado há cinco anos
O Mercado foi planejado em 2008. Somente por parte da Prefeitura de Teresina foram investidos quase R$ 180 mil . A obra também recebeu dinheiro do PAC
A cidade de Teresina hoje completa 166 anos e a prefeitura municipal planejou como comemoração a inauguração de obras em quase toda a capital. O que chama atenção na cidade é que mesmo com tantas obras inauguradas pela prefeitura, algumas vão se tornando esquecidas e servem como ponto de abrigo para a criminalidade.
Um exemplo é o mercado público do Parque Firmino Filho, na zona Norte de Teresina, região da Santa Maria da Codipi, o único existente na região. O local foi projetado e construído para abrigar feirantes, mas não chegou a funcionar por muito tempo e está abandonado há aproximadamente cinco anos.
- Foto: Divulgação
Mercado no ano de 2015 / Mercado em agosto deste ano
A obra foi planejada em 2008. Somente por parte da Prefeitura de Teresina foram investidos quase R$ 180 mil na construção, que também recebeu dinheiro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), valor esse não informado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU-Centro/Norte).
José Vieira de Alencar, reside próximo ao mercado abandonado e revelou que mora lá há alguns anos e quando se mudou para a região o mercado já estava parado sem funcionar. “Ele só funcionou durante um mês. Se ele funcionasse iria melhorar muita coisa, pois ficaria tudo mais fácil e muitos pontos seriam ocupados. Aqui só tem esse mercado”, afirmou o morador.
De acordo com José Alencar, com o abandono do local, o mercado hoje serve apenas como ponto de encontro de usuário de drogas, que utilizam o espaço para o uso de entorpecentes aumentando a insegurança nas proximidades.
“Acontece muito de pessoas fumarem drogas aí. Nessa segunda-feira (13), entrou um casal pela manhã dentro do mercado e saíram somente de noite, os dois drogados”, explicou.
SDU-Norte
O Viagora entrou em contato com a SDU-Centro/Norte para entender sobre os motivos do mercado, estar abandonado e não ter sido utilizado já que foram investidos muitos recursos públicos.
Segundo a superintendência, o mercado passou por uma licitação, que já foi encerrada e o processo licitatório se encontra na SDU, para que uma empresa seja contratada e realize os serviços de construção de um novo espaço.
O órgão esclareceu que o local se encontra em estado precário por falta de interesse da própria população. “Ele está abandonado porque as pessoas que foram sorteadas para trabalhar no mercado não se comprometeram. A população queria um mercado lá e não tinha demanda, por isso acabou não funcionado e agora a prefeitura vai transformar em outra coisa. Quem toma de conta do mercado são os permissionários, se eles não vão lá pra vender, o mercado fecha”, informou a SDU-Centro/Norte.
Com o local abandonado, uma nova licitação foi lançada em 2016 para a construção do Centro de Produção da Fundação Wall Ferraz, sendo concluída no ano passado. Os papéis ainda serão encaminhados para aprovação do prefeito Firmino Filho, que deve decidir pela liberação dos recursos da readequação.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir