Advogado critica nota da OAB contra vereadora íris Moreira
Francivando Rosa disse que a OAB-PI emitiu nota baseada apenas na palavra do advogado Haroldo Vasconcelos, que é presidente de uma associação representativa de classe.
O advogado Francivando Rosa publicou um texto em sua rede social na última quinta-feira, 14 de junho, criticando a nota de repúdio da OAB-PI contra a vereadora Íris Moreira (Progressistas), da cidade de Valença do Piauí. Ele se solidarizou com a parlamentar e disse que a nota não lhe representa enquanto advogado.
- Foto: Reprodução/Facebook
Advogado Francisco Rosa e a vereadora Íris Moreira.
“Causa espécie que a OAB, respeitável instituição, pratique um ato que a meu ver atenta contra o espírito democrático, sem praticar o que nós advogados tanto perseguimos e respeitamos na nossa luta diária, que é o princípio do contraditório”, escreveu o advogado.
Francivando Rosa disse que a OAB-PI “emitiu uma nota apócrifa, sem assinatura de ninguém, baseada simplesmente na palavra do advogado Haroldo Vasconcelos, que é presidente de uma associação representativa de classe”.
- Foto: Gabriel Soares / Viagora
Advogado Haroldo Vasconcelos
Ele diz, ainda, que “a Ordem não pode deixar de zelar pelos princípios constitucionais tão caros à nossa sociedade, erguidos sobre intensa luta, para atender interesses de A ou B”.
Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, a vereadora Íris Moreira desrespeitou as prerrogativas profissionais do advogado Haroldo Vasconcelos em pronunciamento na Câmara Municipal de Valença, no dia 08 de junho. A nota de repúdio diz que a parlamentar dirigiu “ofensas e injúrias de forma irresponsável, grave e totalmente gratuita ao advogado”.
Já o Francisco Rosa diz que Íris apenas cumpriu as atribuições do cargo que ocupa. “O vereador tem a imunidade material quanto às suas opiniões e pronunciamentos por força do art.29, inciso VIII, da nossa Constituição Federal, e tal garantia é inerente ao desempenho da função parlamentar”, argumentou.
Por fim, o advogado diz que sabe da retidão do caráter da vereadora e que ela “vem fazendo um papel da mais grande valia no legislativo da cidade de Valença”.
Em entrevista ao Viagora nesta semana, Haroldo Vasconcelos lamentou a situação e disse que a Íris Moreira irá responder pelos atos. “Eu tenho pena dela. Ela é infelizmente uma vereadora que não conhece a lei da OAB, das prerrogativas do advogado. Eu tenho pena. É uma pobre coitada que não conhece as prerrogativas. [...] Quando ela ataca um advogado no seu trabalho, ela está ferindo a advocacia”, disse.
Valença do Piauí
Piauí
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir