Carmelita Castro é acusada de contratar professores sem concurso
A prefeita de São Raimundo Nonato foi denunciada pelo Sindicato dos Servidores Públicos ao Tribunal de Contas do Piauí.
O Sindicato dos Servidores Públicos de São Raimundo Nonato (SINDSERM/SRN) protocolou uma denúncia contra a prefeita da cidade, Carmelita Castro (Progressistas), ao Tribunal de Contas Piauí (TCE-PI). Segundo a presidente do sindicato, Andréia Pereira, o Poder Executivo municipal realizou contratações irregulares de professores.
- Foto: Facebook/Carmelita Castro
Carmelita Castro
O SINDSERM relatou contratações sem concurso público e que a prática estaria acontecendo todos os anos. A entidade informou que a Procuradoria do Trabalho vem notificando o município e celebrando Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
A Prefeitura teria assumido o compromisso de não admitir nenhum servidor que não tenha sido previamente aprovado em concurso público. Porém, segundo a denúncia, o acordo não vem sendo cumprido.
“E, nos últimos anos no intuito de tentar legalizar a contratação irregular desenfreada vem realizando em alguns casos ‘teste seletivo’ para preenchimento de vagas, sob o falso pretexto de tratar-se de necessidade temporária”, relata o sindicato.
A entidade afirma que a inexistência de necessidade temporária e de excepcional interesse público comprova-se com as publicações diárias das contratações. Conta, ainda, que quando há processo seletivo simplificado serve somente como “uma maneira a maquiar a realidade e contratar servidores irregularmente”.
Por fim, o SINDSERM fala que, para os demais cargos e secretaria de administração sobressai a contratação precária com apadrinhamento político.
“Ressalte que os testes realizados nos anos de 2017 e 2018, falta a publicidade dos atos administrativos não se tendo controle da relação dos que se inscreveram, dos critérios de seleção e nem dos que obtiveram êxito no referido teste, bem como não é publicado o resultado final do certame e convocação”, acrescenta Andréia Pereira.
Outro lado
O Viagora entrou em contato com a secretária de Educação do município, Silmara Oliveira, mas ela não atendeu as nossas ligações.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir