Raimundo Santiago é condenado por rombo milionário ao INSS
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Capitão de Campos a pagar R$ 30 mil de multa. Ele foi punido pela prática de improbidade administrativa.
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Capitão de Campos, Raimundo Ferreira Santiago, pela prática de improbidade administrativa. Ele foi acusado de suprimir R$ 2,3 milhões de arrecadação previdenciária. A decisão foi expedida no dia 27 de setembro pela juíza federal substituta Vládia Pontes de Amorim.
O Ministério Público Federal, autor da ação civil pública, afirma que foram lavrados cinco autos de infração referentes ao período de janeiro de 2007 a dezembro de 2008, informando descontos das contribuições que não teriam sido repassados para a Seguridade Social. Os valores foram debitados dos segurados ocupantes de cargos comissionados através de folhas de pagamento.
Em sua defesa, o réu sustenta a inexistência de ato de improbidade administrativa. Ele argumenta que não há prova de que ele tenha agido de má-fé, afirmando que os erros ocorridos tratam-se de mera irregularidade. O ex-prefeito salienta que não houve qualquer lesão ao erário em face do parcelamento efetivado pelo município de Capitão de Campos.
A juíza Vládia Amorim salienta que esse parcelamento impede a condenação por ato de improbidade que gera lesão ao erário federal. Porém, segundo ela, isso não descaracteriza a irregularidade cometida.
“De fato, embora ausente o prejuízo ao erário, é patente o descumprimento de obrigação de recolhimento de contribuições previdenciárias pelo requerido, que, na condição de gestor municipal, tinha dever de diligenciar o recolhimento oportuno das GFIPs dos trabalhadores que prestavam serviços à prefeitura”, escreveu a magistrada.
Vládia Amorim afirma que ficou comprovada a conduta dolosa de Raimundo Santiago com sua “demasiada irresponsabilidade na gestão de recursos públicos”. Ela disse que o ex-gestor “não realizou nenhuma conduta ativa com o fito de minimizar os prejuízos sofridos pelo município de Capitão de Campos, decorrentes de sua conduta”.
A Justiça Federal aplicou ao ex-prefeito as sanções de suspensão dos direitos políticos por cinco anos e multa de trinta mil reais.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir