Juiz Federal recebe denúncia contra ex-prefeito Fransuélio Melão
O juiz Francisco Hélio recebeu denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito de Prata do Piauí.
A Justiça Federal aceitou denúncia contra o ex-prefeito Fransuélio Melão da Silva, do município de Prata-PI. Segundo a acusação do Ministério Público Federal (MPF), ele deixou de prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE) de recursos provenientes de um convênio de 2010. A denúncia foi recebida no dia 25 de setembro de 2018 pelo juiz federal da 1ª Vara do Piauí, Francisco Hélio Camelo Ferreira.
O FNDE e o município firmaram o convênio no dia 30 de junho de 2010, tendo como objeto a aquisição de veículo automotor, zero quilômetro, com especificação para transporte escolar, no valor de R$ 198 mil. O prazo de vigência do acordo era até 29 de dezembro de 2011 e data final de prestações de contas em 27 de fevereiro de 2012.
Segundo o MPF, o FNDE informou, que apesar de notificado, Fransuélio Melão jamais prestou contas ou efetuou o pagamento do débito, apenas apresentou documentação da aquisição do veículo.
O denunciado ocupou o cargo de prefeito interinamente no período de 28 de setembro de 2011 a 31 de dezembro de 2012. Embora o convênio tenha sido firmado na gestão de Ludmar Pereira da Silva, o MPF afirma que sua execução se deu durante a gestão dele, conforme comprova a transferência bancária à empresa Man Latin América Indústria e Comércio de Veículos Ltda, ocorrida no dia 10 de novembro de 2011.
O juiz Francisco Hélio analisou que a peça acusatória atende aos requisitos contidos no artigo 41 do Código de Processo Penal, contendo a descrição adequada dos fatos criminosos, bem como a qualificação dos acusados e a classificação do crime. Segundo ele, há base probatória que sustenta a versão dos acontecimentos exposta no processo, ao menos em nível de análise de probabilidade.
Para o magistrado, os documentos apresentados são consistentes na apresentação de elementos que apontam para a materialidade e autoria, formando elementos que se mostram aptos à deflagração da ação penal. Ele afirmou, ainda, que não houve a incidência do fenômeno da prescrição, o decurso do tempo que impossibilita a análise do caso.
Francisco Hélio recebeu a denúncia e concedeu o prazo de dez dias para que o ex-prefeito responda à acusação. Sem resposta, os autos serão remetidos à Defensoria Pública da União.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir