Tabeliã de Demerval Lobão é denunciada ao Tribunal de Justiça
A atual tabeliã é denunciada por duplicar taxas de serviços cartorários e por ocupar o cargo sem prestar concurso público.
A tabeliã substituta do Cartório Único de Demerval Lobão, Gonçala Ferreira da Silva, está sendo denunciada por cobrar altas taxas de serviços cartorários, por não usar o sistema do trabalho e emitir recibos a mão, cobrar valores que devem ser destinados a sua conta pessoal e por assumir o cargo sem prestar concurso público. A denúncia foi realizada ao Tribunal de Justiça do Piauí por um empresário.
- Foto: Reprodução
Gonçala Ferreira da Silva.
O empresário informou ao Viagora que a tabeliã anterior cobrava de R$ 1200 a R$ 1400, e a atual funcionária, Gonçala da Silva, duplicou essas taxas ou cobra acima desses valores em relação a serviços de desmembramentos, averbação e 2ª via, por exemplo. O denunciante afirmou que ela cobra inclusive por erros dela mesma.
Gonçala também é acusada de não usar o sistema do cartório para a emissão de recibos e solicitar transferências de valores para sua conta pessoal. “Todo cartório tem um sistema que emite um boleto e a gente faz esse pagamento. E ela não está fazendo a emissão desse boleto. Tá cobrando uma taxa absurda e tá pedindo pra gente depositar na conta dela, conta pessoal”, disse o empresário.
Ainda segundo o denunciante, Gonçala substituiu a Mazé, antiga tabeliã, mas sem ter sido selecionada por processo seletivo para ocupar a vaga. “A Mazé pediu pra sair e quem era pra assumir era um concursado e esse concursado já tinha procurado ela antes e quem assumiu foi a dona Gonçala”, explicou.
Outro lado
O Viagora entrou em contato com Gonçala Ferreira da Silva e ela explicou que as situações aconteciam porque o cartório não tinha um CNPJ e ela não podia receber valores muito altos.
“O cartório aqui de Demerval Lobão era oficializado. A partir do dia 07 de agosto eu passei a ser interina do cartório. A cobrança não é mais através de boletos. Recebe aqui no próprio cartório e a gente presta conta com o Tribunal. Devido ao pessoal ter o costume de pagar através de boleto aí estavam achando ruim por isso. Em todos os cartórios de interinidade eles são pagos diretamente no cartório”, explicou.
Sobre a implantação do sistema, a tabeliã explicou que está ocorrendo um processo de instalação. “Nós estamos instalando um sistema... Mas tudo vai ser pago no cartório, não tem como emitir boleto porque ele não é mais oficializado, ele é extrajudicial, que inclusive já respondi para o Tribunal sobre essa denúncia”.
Quanto à denúncia de não ter sido selecionada em processo seletivo para exercer a função cartorária, Gonçala disse que foi indicada para isso. “O Tribunal me chamou porque eu sou tabeliã há mais de 10 anos. Eu era substituta do Primeiro Ofício de Altos e a Corregedoria me destinou a resolver o problema de Demerval Lobão, e eu estou aqui por Portaria”, concluiu.
Gonçala não quis comentar especificamente sobre a duplicação da cobrança de valores.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir