MPF investiga fechamento de escolas em São Raimundo Nonato
No encontro os membros da comunidade disseram que não houve consulta prévia ao fechamento da escola. O MPF quer a comprovação do projeto de nucleação das escolas.
Em São Raimundo Nonato, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou dois procedimentos investigatórios, a respeito da transparência do processo de nucleação das escolas do município e suas consequências para as comunidades. Nos dias 7 e 9 de agosto, a procuradora da República Cecília Vieira conversou com a comunidade afetada.
A procuradora esteve reunida com membros da comunidade quilombola Lagoa das Emas e Moisés, além de representantes da educação de São Raimundo Nonato e representantes da sociedade civil para ajudar as investigações em que estão ocorrendo.
Segundo o MPF, “Eles requereram a transparência e a consulta prévia no projeto de alteração do sistema educacional; a manutenção das escolas nas localidades onde já funcionavam, por situarem-se em meio às vivências das tradições e adequação e segurança para os locais de ensino e transporte”.
- Foto: Isabela de Meneses/Viagora
Sede do Ministério Público Federal no Piauí
No encontro os membros da comunidade disseram que não houve consulta prévia para o fechamento da escola; que não foram apresentados o parecer do Conselho Municipal da Educação, os documentos que o instruem, o projeto pedagógico e as justificativas para as alterações.
Como também, “Enfatizaram que as comunidades quilombolas têm modelo diferenciado de aprendizagem em razão da cultura e que o fechamento das escolas nas comunidades gera sentimento de perda de espaço”.
Os responsáveis pela educação apresentaram informações preliminares sobre o projeto de nucleação para a procuradora da República e para o promotor Paulo Maurício Gusmão.
Segundo eles, “a sala de aula com várias séries e um único professor é prejudicial para os alunos, sendo a nucleação importante alternativa para a qualidade da educação já que, nesse modelo, o aluno tem atenção de acordo com suas peculiaridades”.
Assim, o MPF cobra do município informações sobre o atual estágio de implantação do projeto; providências adotadas para a transparência do projeto, o impacto do projeto para as comunidades, a segurança e adequação dos locais de ensino. Além de documentos que comprovem a regularidade e benefício das mudanças e manutenção da cultura das comunidades.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir