Brasil resgatou 1,2 mil vítimas de trabalho escravo em 2023
Os dados são do painel Radar SIT, do Ministério do Trabalho e Emprego, que relevou registros de trabalho análogo a escravidão em 17 unidades federativas, sendo Goiás o estado com mais casos.
O Brasil registrou 1.201 pessoas resgatadas de situações análogas à escravidão somente neste ano, segundo o painel Radar SIT, mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, utilizou suas redes sociais nesse sábado (13) para falar sobre os números alarmantes e relembrar os 135 anos de assinatura da Lei Áurea.
Paulo pimenta afirmou ainda que o Governo Federal vai trabalhar para garantir a construção de um país mais justo “O dia 13 de maio é conhecido pela assinatura da Lei Áurea, em 1888. O que deveria ser um marco pelo fim da escravidão se tornou mais um dia de luta. Após 135 anos trabalhadores ainda são resgatados de situações análogas à escravidão. Só neste ano, 1,2 mil pessoas foram resgatadas dessa situação”, escreveu no Twitter.
De acordo com os dados do painel de informações e estatísticas online sobre as inspeções do trabalho do Brasil, das 27 unidades federativas, mais da metade registraram trabalho análogo a escravidão, sendo 17 estados. O Ministério do Trabalho e Emprego aponta ainda que 87,3% das ocorrências envolvem trabalho rural.
O Goiás foi considerado o estado com maior número de ocorrências, desde o início de janeiro deste ano 372 pessoas foram encontradas em situação análoga à escravidão, todas em estabelecimentos agrários. A segunda unidade federativa que registra mais casos é o Rio Grande do Sul com 296 casos.
Ainda segundo o MTE, os números parciais apresentado neste ano já são aproximadamente metade do total de resgates de 2022, ano com o maior número de ocorrências nos últimos dez anos.
O ministério ainda alerta para a importância das inspeções que também auxiliam a descobrir casos de empregadas domésticas submetidas ao trabalho análogo a escravidão. Em abril deste ano, o Governo Federal lançou a campanha nacional em combate ao crime e incentivando denúncias através do Disque 100.
Com informações da Agência Brasil
Ministério do Trabalho e Emprego
Governo Federal
-
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice -
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 20 milhões
O concurso 2.858 foi sorteado neste sábado (3), mas ninguém acertou as seis dezenas
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir