Brasil resgatou 1,2 mil vítimas de trabalho escravo em 2023
Os dados são do painel Radar SIT, do Ministério do Trabalho e Emprego, que relevou registros de trabalho análogo a escravidão em 17 unidades federativas, sendo Goiás o estado com mais casos.
O Brasil registrou 1.201 pessoas resgatadas de situações análogas à escravidão somente neste ano, segundo o painel Radar SIT, mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, utilizou suas redes sociais nesse sábado (13) para falar sobre os números alarmantes e relembrar os 135 anos de assinatura da Lei Áurea.
Paulo pimenta afirmou ainda que o Governo Federal vai trabalhar para garantir a construção de um país mais justo “O dia 13 de maio é conhecido pela assinatura da Lei Áurea, em 1888. O que deveria ser um marco pelo fim da escravidão se tornou mais um dia de luta. Após 135 anos trabalhadores ainda são resgatados de situações análogas à escravidão. Só neste ano, 1,2 mil pessoas foram resgatadas dessa situação”, escreveu no Twitter.
De acordo com os dados do painel de informações e estatísticas online sobre as inspeções do trabalho do Brasil, das 27 unidades federativas, mais da metade registraram trabalho análogo a escravidão, sendo 17 estados. O Ministério do Trabalho e Emprego aponta ainda que 87,3% das ocorrências envolvem trabalho rural.
O Goiás foi considerado o estado com maior número de ocorrências, desde o início de janeiro deste ano 372 pessoas foram encontradas em situação análoga à escravidão, todas em estabelecimentos agrários. A segunda unidade federativa que registra mais casos é o Rio Grande do Sul com 296 casos.
Ainda segundo o MTE, os números parciais apresentado neste ano já são aproximadamente metade do total de resgates de 2022, ano com o maior número de ocorrências nos últimos dez anos.
O ministério ainda alerta para a importância das inspeções que também auxiliam a descobrir casos de empregadas domésticas submetidas ao trabalho análogo a escravidão. Em abril deste ano, o Governo Federal lançou a campanha nacional em combate ao crime e incentivando denúncias através do Disque 100.
Com informações da Agência Brasil
Ministério do Trabalho e Emprego
Governo Federal
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir