Saiba o que fazer com erro na declaração pré-preenchida do IR
De acordo com a Receita, se faltar dados, o contribuinte deverá prestar a informação com base nos comprovantes que possui.
A Receita Federal divulgou que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda pode resultar em dor de cabeça. Divergências de valores, dados incompletos e informações duplicadas deixam o declarante em dúvida.
Caso isso aconteça, a RF informa que o contribuinte deve se basear nos comprovantes e nos documentos físicos (ou em arquivos eletrônicos) para preencher a declaração. A Fisco afirma que a responsabilidade da declaração cabe ao contribuinte, o que obriga a revisão dos dados automáticos enviados no documento pré-preenchido. Isso porque depois haverá cruzamento de informações, com as duas partes podendo ser chamadas para prestar esclarecimentos.
O órgão explica que em caso de informações desconhecidas, é melhor realizar a exclusão dos dados. “se aparece na declaração pré-preenchida informação que o contribuinte desconhece, ele deve excluir de sua declaração. Somente devem ser apresentadas na declaração as informações que o contribuinte puder comprovar”.
De acordo com a RF, se faltar dados, o contribuinte deverá prestar a informação com base nos comprovantes que possui. Em caso de informação prestada pelas empresas e por profissionais autônomos que abasteceram a declaração pré-preenchida, a Receita aconselha o contribuinte a contratar a fonte (empregador, médicos, clínicas, planos de saúde, bancos, imobiliárias ou outros) para falar os motivos da divergência ou pedir a retificação dos dados.
Problemas
Conforme o balanço mais recente até 19 de abril, pouco mais de 3,2 milhões de contribuintes optaram pelo uso da declaração pré-preenchida. Isso resulta a 22% dos cerca de 15 milhões de Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física enviadas até essa data.
O levantamento aponta que os principais erros relatados pelos contribuintes que usam a declaração pré-preenchida, abrangem despesas médicas, valores ou dados errados em ações judiciais incompletos ou valores errados em investimentos, ausência de valores e de dados sobre aposentadoria e pensões do Instituto Nacional do Segurp Social (INSS).
Acesso
Segundo a Receita Federal, a declaração pré-preenchida tem como novidade a autorização de acesso para que terceiros acessem o documento sem procuração eletrônica. Isso ajuda no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos casos em que um único membro da família preenche os documentos dos demais.
A autorização pode ser concedida no site da RF: htps://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.
Com informações Agência Brasil
Receita Federal
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir