Câmara aprova projeto que torna CPF o único número de identificação geral
O CPF será utilizado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como identificação do INSS (NIT), dentre outros documentos.
Foi aprovado nessa terça-feira (22) pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que assenta um CPF como único número do Registro Geral (RG), em todo o país. O PL é de autoria do deputado Felipe Rogoni (PSB-ES) e outros 11 deputados. A pauta ainda passará por votação do Senado.
O texto foi aprovado na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, de autoria do deputado Lucas Gonzales (Novo-MG).
De acordo com o PL, o número do CPF deve estar nos cadastros e documentos de órgão públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação de conselhos profissionais.
Dessa forma, a datar da aprovação da lei, o CPF será utilizado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como identificação do INSS (NIT), carteira de trabalho, CNH, dentre outros documentos.
Vigência
A vigência prevista é de 12 meses a partir da publicação para que os órgãos e entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos para adoção do CPF como número de identificação.
Será de 24 meses o prazo para que órgãos e entidades façam as mudanças para que os sistemas e bases de dados troquem informações entre si a partir do CPF.
Câmara dos Deputados
Senado Federal
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir