Câmara aprova projeto que torna CPF o único número de identificação geral
O CPF será utilizado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como identificação do INSS (NIT), dentre outros documentos.
Foi aprovado nessa terça-feira (22) pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que assenta um CPF como único número do Registro Geral (RG), em todo o país. O PL é de autoria do deputado Felipe Rogoni (PSB-ES) e outros 11 deputados. A pauta ainda passará por votação do Senado.
O texto foi aprovado na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, de autoria do deputado Lucas Gonzales (Novo-MG).
De acordo com o PL, o número do CPF deve estar nos cadastros e documentos de órgão públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação de conselhos profissionais.
Dessa forma, a datar da aprovação da lei, o CPF será utilizado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como identificação do INSS (NIT), carteira de trabalho, CNH, dentre outros documentos.
Vigência
A vigência prevista é de 12 meses a partir da publicação para que os órgãos e entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos para adoção do CPF como número de identificação.
Será de 24 meses o prazo para que órgãos e entidades façam as mudanças para que os sistemas e bases de dados troquem informações entre si a partir do CPF.
Câmara dos Deputados
Senado Federal
-
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice -
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 20 milhões
O concurso 2.858 foi sorteado neste sábado (3), mas ninguém acertou as seis dezenas
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir