Sesapi monitora cidades com aumento de casos da Covid-19
Conforme a coordenadora do Cievs, Amélia Costa, os dados epidemiológicos são calculados a partir da relação entre a quantidade de habitantes e a incidência de novos casos.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI) divulgou novos dados epidemiológicos em relação à situação da pandemia monitorada no Piauí. Semanalmente são elaborados relatórios que controlam a evolução dos casos registrados e óbitos pela doença.
Conforme os dados epidemiológicos dessa última segunda-feira (25), foram registrados que a cidade de Curralinhos-PI está entre os 20 primeiros municípios piauienses que apresentaram maior incidência de novos casos da Covid-19. A cidade tem cerca de 4 mil habitantes e há registros de 1.340 novos casos da doença. A cidade de Caldeirão Grande do Piauí também registrou incidência de 1.175 novos casos.
- Foto: Divulgação/SesapiNovos dados epidemiológicos dessa última segunda-feira (25).
A epidemiologista Amélia Costa, coordenadora do Cievs, destacou que os dados epidemiológicos são calculados a partir da relação entre a quantidade de habitantes e a incidência de novos casos, e explica que a pequena quantidade de habitantes nessas cidades do Piauí contribui para o aumento desse índice.
“Nestes dois municípios registramos uma incidência acima de mil para novos casos a cada 100 mil habitantes. O fato da população ser pequena colabora para que o índice fique ainda mais elevado”, destacou Amélia Costa.
Ainda segundo Amélia Costa, a Sesapi está em contato direto com as cidades que registraram esse aumento de casos da doença repassando orientações a serem seguidas pelos municípios visando o controle da situação, além buscar evitar o contágio com as novas variantes da Covid-19 que circulam no Piauí.
“Estamos entrando sempre em contato com essas cidades com aumento de casos, pedindo que os mesmo colham amostras desses infectados para termos um controle das variantes que estão circulando no estado”, afirma a coordenadora do Cievs.
A epidemiologista finalizou relembrando a população de manter os cuidados utilizando máscara para proteção e respeitando o distanciamento social para evitar a proliferação do vírus e os novos contágios.
“Mesmo estando com mais de 70% da população vacinada com a primeira dose e quase 50% com o esquema completo, lembramos a todos que ainda é necessário manter os cuidados como uso de máscara e distanciamento, pois infelizmente a pandemia ainda é uma realidade”, conclui a coordenadora do Cievs.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir