Adolescente com suspeita de febre maculosa morre em São Paulo
O Instituto Adolfo Lutz coletou o material e está em análise. A causa da doença ainda não foi confirmada.
Na noite dessa terça-feira (13), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a morte de uma adolescente de 16 idade, internada em um hospital privado no município com suspeita de febre maculosa. A jovem foi hospitalizada na última sexta-feira (9) e seu caso já havia sido notificado à Vigilância em Saúde como suspeito de febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. O Instituto Adolfo Lutz coletou o material e está em análise. A causa da doença ainda não foi confirmada.
A família comunicou ontem que a adolescente esteve no evento na Fazenda Santa Margarida, após ver a repercussão de mortes por febre maculosa nos noticiários. No dia 27 de maio, outras três pessoas que foram ao mesmo local morreram em consequência de complicações da doença. A fazenda fica no distrito de Joaquim Egídio, provavelmente o local da infecção.
A Secretaria de Saúde de Campinas informou por meio de nota que “em razão das confirmações, a ocorrência configura-se como um surto de febre maculosa localizado. O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risca para doença.”
Casos confirmados
Nessa terça-feira (13), a Secretaria de saúde confirmou a doença que levou a óbito um empresário de 42 anos, de Jundiaí, e uma mulher de 28 anos, de Hortolândia. Na segunda (12), já havia sido confirmada a mesma causa para a morte da namorada do empresário, uma dentista de 36 anos, que residia em São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, a prefeitura municipal da cidade está realizando uma série de ações de prevenção, com informações e mobilizando contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida e entorno. O local estará disponível para novos eventos depois que os proprietários apresentarem um plano de contingência ambiental e de comunicação.
Febre
Segundo o Ministério da Saúde, a febre é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato estrela, que na fase adulta é marrom e tem o tamanho de um feijão verde. O parasita depende do sangue de outros seres para sobreviver. Seus hospedeiros podem variar de região para região, podendo ser encontrado em cachorros, gatos, cavalos, bois e capivaras, que são os mais comuns.
Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta, a doença não é transmitida diretamente de pessoas para pessoas pelo contato. Nos humanos é caracterizada por febre e máculas (manchas) vermelhas no corpo, sinais de fraqueza, dor de cabeça, muscular e nas articulações, tudo de início súbito. Caso a doença não for tratada, a doença pode levar à morte rapidamente.
Com informações Agência Brasil
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir