Piauí tem 171 municípios com índice de dengue satisfatório
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa/LIA) verificou que 38 cidades piauienses têm índice de alerta para infestação e 3 estão em situação de risco.
O segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa/LIA) de 2023 realizado no Piauí indica que 171 municípios piauienses apresentam índice de infestação predial para a dengue em situação satisfatória. A pesquisa tem o intuito de verificar a existência de larvas do mosquito Aedes aegypti em imóveis, para classificar a situação do índice de infestação nos estágios satisfatório, situação de alerta e situação de risco.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), os dados obtidos evidenciam que 38 cidades estão em situação de alerta. Outras 3 cidades, Morro Cabeça no Tempo, Itaquera e Alagoinha, se encontram em situação de risco. Os dados não incluíram 12 municípios piauienses, que perderam o prazo estipulado para repassar os resultados da pesquisa.
O levantamento possibilita que a Sesapi produza um panorama em tempo real da situação de cada municípios do Piauí, verificando, por exemplo, o risco de aumento de casos, além de permitir que o órgão tome decisões e instaure medidas com o intuito de enfrentar o mosquito vetor da doença e a sua proliferação nos ambientes.
A pesquisa exige que os municípios não apresentem existência de larvas do Aedes aegypti a cada 100 imóveis analisados pelas equipes especializadas, para que seja definido um índice satisfatório. Já para apresentar situação de alerta, o levantamento considera a presença de um índice de 1 a 3,99 larvas a cada 100 locais visitados na cidade. É caracterizado em situação de risco o município que apresenta presença de larvas em 4 ou mais imóveis.
“Nossas equipes já estão mantendo contato com os 03 municípios que apresentaram estado de risco e os 38 municípios em situação de alerta para analisarmos a situação e tomarmos as medidas e ações cabíveis para reverter essa situação”, esclarece Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi.
De acordo com o informe da Secretaria acerca do 33º boletim epidemiológico de arboviroses do ano de 2023, divulgado nessa sexta-feira (25), casos notificados de dengue, Zika vírus e febre Chikungunya sofreram redução quando comparado ao mesmo período de 2022.
Segundo dados coletados em 2023, um total de 7.110 de casos de dengue foram notificados no Piauí até a sua semana epidemiológica de número 33. Por outro lado, o mesmo período do ano passado registrou 31.140 notificações, o que reflete uma redução de 72,2% na quantidade de notificações. Ao ser realizada a comparação entre o mesmo período de 2023 e 2022, foi verificada uma diminuição de 85,1% nos casos de Zika notificados no estado. A Sesapi informa que, neste ano, o Piauí notificou 23 casos do vírus durante suas 33 semanas epidemiológicas, ao passo que, no ano anterior, foram 154 notificações.
Já as estatísticas de casos da febre Chikungunya apresentaram uma redução de 61,2% no total de notificações. Foi uma diferença de mais de 5 mil casos, com 2023 registrando 4.094 notificações e 2022 registrando 10.541.
“Os números apontam uma redução de notificação das três arboviroses, mas pedimos que os nossos municípios não relaxem nas medidas de prevenção e enfrentamento ao mosquito vetor. Enfrentando o vetor, impedindo que ele se prolifere, teremos uma redução maior de casos”, afirmou Leila Santos, superintendente de atenção primária a saúde e municípios.
Por Rebeca Negreiros
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Piauí
Aedes Aegypti
Pesquisas
Zika Virus
Chikungunya
-
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado. -
Hospital Infantil Lucídio Portella vira referência nacional no tratamento da AME
O hospital foi o primeiro do país a administrar o Zolgensma pelo SUS, garantindo acesso a terapia de alto custo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir