HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) realizou nesse sábado (17) sua terceira captação múltipla de órgãos em menos de um mês. A ação envolveu uma equipe multidisciplinar composta por técnicos de enfermagem, cirurgiões, enfermeiros, dois perfusionistas e contou com o apoio da equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O procedimento teve início às 10h e durou cerca de três horas.
Conforme o Governo do Estado, foram captados o fígado, enviado a um paciente em Fortaleza, e os rins e córneas, destinados a pacientes em Teresina. Os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.

O diretor técnico do HEDA, Dr. Carlos Teixeira, destacou a importância da ação, quem tem contribuído para salvar vidas. “Parnaíba tem contribuído de forma significativa graças à solidariedade de famílias enlutadas e ao esforço das equipes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) com apoio da Sesapi”, disse.
Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a atuação do hospital representa mais do que um procedimento técnico. “O HEDA amplia sua capacidade de resposta à demanda por transplantes e fortalece, dia após dia, o elo entre a dor de quem perde e a vida de quem recomeça”, afirmou.
Parnaíba
Piauí
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)
Saúde
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Hospital Getúlio Vargas - HGV
-
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças -
Projeto Música Solidária leva esperança a pacientes do Hospital Ozéas Sampaio
A visita ocorreu nesse sábado (26), e proporcionou momentos de acolhimento e reflexão para as pessoas que estavam na unidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir