Viagora

HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba

O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) realizou nesse sábado (17) sua terceira captação múltipla de órgãos em menos de um mês. A ação envolveu uma equipe multidisciplinar composta por técnicos de enfermagem, cirurgiões, enfermeiros, dois perfusionistas e contou com o apoio da equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O procedimento teve início às 10h e durou cerca de três horas.

Conforme o Governo do Estado, foram captados o fígado, enviado a um paciente em Fortaleza, e os rins e córneas, destinados a pacientes em Teresina. Os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíHEDA realiza terceira capacitação múltipla de órgãos.
HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos.

O diretor técnico do HEDA, Dr. Carlos Teixeira, destacou a importância da ação, quem tem contribuído para salvar vidas. “Parnaíba tem contribuído de forma significativa graças à solidariedade de famílias enlutadas e ao esforço das equipes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) com apoio da Sesapi”, disse.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a atuação do hospital representa mais do que um procedimento técnico. “O HEDA amplia sua capacidade de resposta à demanda por transplantes e fortalece, dia após dia, o elo entre a dor de quem perde e a vida de quem recomeça”, afirmou.

Facebook
Veja também