"Glaucoma é perigoso pois evolui de forma silenciosa", diz médico
Segundo a OMS, a doença é a principal causa da cegueira irreversível e atinge cerca de 65 milhões de pessoas
O glaucoma é considerado um dos principais fatores de causa da cegueira irreversível. Dados da Organização mundial da Saúde (OMS), registram que no mundo, cerca de 65 milhões de pessoas sofrem da doença, onde 10% perdem a visão pela enfermidade.
De acordo com o oftalmologista Fernando Costa, o glaucoma surge pelo aumento de pressão nos olhos, e é um risco. “O Glaucoma é na verdade um complexo de doenças que têm como fator comum o dano ao nervo óptico e a camada de fibras nervosas da retina, tendo a pressão intraocular elevada como o principal fator de risco. É perigoso, pois evolui de forma silenciosa, sem sintomas em fases iniciais, e uma vez estabelecido o dano ou perda visual, essa ocorre de forma não reversível”, alerta.

Segundo a OMS, 90% dos quadros de glaucoma são primários, de ângulo aberto e fechado. Se o caso atinge a família, as pessoas possuem aproximadamente 10 vezes mais chances de serem acometidas. Já a enfermidade de grau secundário, ocorre por doenças circulatórias na retina, tramas, inflamações, ou cirurgias no olho, além de ser adquirida ainda no nascimento.
O médico Fernando Costa ainda ressaltou a necessidade da doença ser detectada cedo, para iniciar o tratamento. “O paciente diagnosticado precocemente, sendo bem tratado e acompanhado de forma correta, tem uma chance bem pequena de evoluir para algum grau de deficiência visual associado ao glaucoma. Segundo o Ministério da Saúde, o glaucoma atinge aproximadamente 1 milhão de brasileiros, podendo atingir um número ainda maior por ser uma doença subdiagnosticada”, afirma.
-
FMS de Teresina faz abertura da campanha de vacinação contra HPV nesta sexta
De acordo com a FMS, o evento, acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires e será aberto ao público. -
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir