Covid-19: Pazuello afirma que vacinação pode começar em dezembro
De acordo com o Ministério da Saúde, o país terá ao menos 300 milhões de doses de vacinas a partir do ano de 2021
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que é possível começar a vacinação contra a Covid-19, em caráter emergencial da população, em dezembro ou janeiro. E vai depender da autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, também da entrega das vacinas pelos laboratórios. As informações foram dadas, nesta quarta-feira (9), em entrevista à CNN.
Na terça-feira (08), Pazuello fez um pronunciamento para a imprensa, mas não citou detalhes sobre o plano de vacinação. Segundo ele, se a Pfizer, empresa farmacêutica multinacional, conseguir autorização emergencial e adiantar alguma entrega, isso pode acontecer.
O presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, disse que é possível começar a vacinação quase imediatamente após um registro emergencial da Anvisa.
A autorização emergencial para as vacinas passou a ser prevista após adoção do processo pela Anvisa. O aval será concedido rapidamente caso os critérios sejam atingidos para imunizações ainda em fase de estudo. No entanto, essa vacinação vale para um grupo específico, e não para toda a população brasileira.
O Ministério da Saúde informou que assinou um termo de intenção de compra de 70 milhões de doses da Pfizer.
De acordo com o Ministério, o país terá ao menos 300 milhões de doses de vacinas a partir do ano de 2021. São 100 milhões da AstraZeneca/Universidade de Oxford, 160 milhões dessa vacina a serem produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e mais 40 milhões do consórcio internacional Covax Facility.
Durante a entrevista, o ministro disse que espera a conclusão dos testes clínicos das vacinas no Brasil para o fim de dezembro, em especial da AstraZeneca e da Pfizer.
Segundo Pazuello, estão previstas para chegar em janeiro, 15 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e outras 500 mil da imunização da Pfizer.
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir