Candidaturas da base devem ser concentradas em dois partidos, defende Francisco Costa
Para o parlamentar, lançar diversas chapas proporcionais pode representar um risco ao crescimento da base nas eleições de 2026, devido a divisão dos votos.
Nesta segunda-feira (24), o deputado federal Francisco Costa (PT) defendeu a estratégia de concentrar as candidaturas da base governista em dois partidos. Com menos chapas, o grupo político busca garantir mais vagas na Assembleia Legislativa do Piauí e na Câmara Federal.
Para o parlamentar, lançar diversas chapas proporcionais pode representar um risco ao crescimento da base nas eleições de 2026. Francisco Costa explicou que a divisão de votos entre muitos candidatos pode prejudicar aqueles que têm chances reais de vencer.

“A minha defesa é que possamos concentrar as candidaturas em dois partidos. O risco de colocar mais uma chapa é muito grande para quem possa realmente estar concorrendo, tivemos o exemplo do Solidariedade que lançou uma chapa na última eleição e não conseguiu atingir, praticamente foram votos perdidos”, afirmou.
O deputado enfatizou ser necessário pensar em formas de assegurar uma bancada mais robusta e destacou que os partidos têm até abril para chegar em um consenso.
“Nossa tese é que possamos concentrar as candidaturas em dois partidos, assim a base governo estadual e federal conseguiria ter uma bancada mais robusta, mas isso é um diálogo que precisa ser construído, respeitando naturalmente o desejo dos outros partidos de montarem suas estratégias para se fortalecerem. Mas, nós temos esse entendimento de que se concentrarmos, é melhor para a base do governador, temos até o início de abril para as definições”, explicou.
Francisco Costa
Rafael Fonteles
-
Ministério Público inspeciona Unidades Básicas de Saúde de Uruçuí
O objetivo da vistoria foi fiscalizar as condições estruturais das unidades, verificar a presença dos profissionais de saúde e avaliar a qualidade do atendimento. -
Sou um soldado do meu partido, diz Bessah Filho sobre possibilidade de assumir SDU Sul
O parlamentar comentou sobre a possibilidade de assumir a Superintendência da SDU Sul de Teresina em substituição ao deputado licenciado Aldo Gil. -
TRE-PI vai julgar substituição de Tatiana Medeiros na Câmara de Teresina na segunda
O objetivo dessa ação é compreender o prazo em que um suplente deve ser convocado para ocupar a vaga deixada pela parlamentar. -
Prefeito de Batalha não cria conselho da Pessoa Idosa e MP recorre à Justiça
A petição foi protocolada no dia 08 de maio pela promotora de justiça Lia Raquel Prado B. R. Martins. -
MP investiga prefeito Marcos Mateus por contratar pessoal sem processo seletivo
Segundo denúncia recebida pela promotoria de justiça, o município tem contratado vários auxiliares de serviços educacionais e professores sem a devida qualificação técnica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir