Eleições 2024: segundo turno acontece em 51 municípios no Brasil
Nas cidades com mais de 200 mil participantes, o segundo turno é necessário quando nenhum candidato ou candidata consegue a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno.
No dia 27 de outubro, eleitoras e eleitores de 51 municípios brasileiros, entre eles 15 capitais, voltarão às urnas para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que definirá os novos prefeitos e vice-prefeitos.
Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral, nas cidades com mais de 200 mil participantes, como também é estabelecido na Constituição Federal, o segundo turno é necessário quando nenhum candidato ou candidata consegue a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, ou seja, mais de 50% dos votos excluindo nulos e brancos. Os dois candidatos mais votados disputarão então uma nova rodada eleitoral, e será eleito quem obtiver a maior quantidade de votos válidos.
Além das 15 capitais, os outros 36 municípios que também realizarão o segundo turno incluem cidades como Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), Niterói (RJ) e Santos (SP). Municípios com menos de 200 mil candidatos elegem seus prefeitos no primeiro turno, sem a necessidade de uma nova votação, bastando que o candidato mais votado conquiste a maioria simples.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2024
-
Ministério Público inspeciona Unidades Básicas de Saúde de Uruçuí
O objetivo da vistoria foi fiscalizar as condições estruturais das unidades, verificar a presença dos profissionais de saúde e avaliar a qualidade do atendimento. -
Sou um soldado do meu partido, diz Bessah Filho sobre possibilidade de assumir SDU Sul
O parlamentar comentou sobre a possibilidade de assumir a Superintendência da SDU Sul de Teresina em substituição ao deputado licenciado Aldo Gil. -
TRE-PI vai julgar substituição de Tatiana Medeiros na Câmara de Teresina na segunda
O objetivo dessa ação é compreender o prazo em que um suplente deve ser convocado para ocupar a vaga deixada pela parlamentar. -
Prefeito de Batalha não cria conselho da Pessoa Idosa e MP recorre à Justiça
A petição foi protocolada no dia 08 de maio pela promotora de justiça Lia Raquel Prado B. R. Martins. -
MP investiga prefeito Marcos Mateus por contratar pessoal sem processo seletivo
Segundo denúncia recebida pela promotoria de justiça, o município tem contratado vários auxiliares de serviços educacionais e professores sem a devida qualificação técnica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir