Prefeita de Piripiri atende Ministério Público e exonera secretário
O município manifestou o acatamento dos termos recomendados e encaminhou a Portaria de Exoneração, que foi publicada nessa segunda-feira (4).
A prefeita do município de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro (PT), exonerou nessa segunda-feira (04), o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Projetos Especiais (SDE), Odival José de Andrade, que também é ex-prefeito da cidade, após notificação recomendatória do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), através da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri.
O município manifestou o acatamento dos termos recomendados e encaminhou a Portaria de Exoneração, a qual foi publicada no Diário Oficial dos Municípios. Odival José de Andrade foi recentemente nomeado para a pasta.

De acordo com o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, o ex-prefeito possui condenação por ato de improbidade administrativa proferida por órgão judicial colegiado, a 1ª Câmara de Direito Público, com aplicação das sanções de suspensão dos diretos políticos, imposição de multa civil e proibição de contratar com a administração pública e dela receber benefícios, incentivos ou subvenções, fiscais e creditícios.
Segundo o MPPI, a Odival José ainda possui 14 ações por atos de improbidade administrativa e três ações penais, com outras duas sentenças condenatórias pendentes de apreciação pela 2ª instância.
A decisão levou em consideração a Lei Municipal nº 704/2012, de 12 de março de 2012, que dispõe sobre a proibição da nomeação ou designação, em alguns cargos do primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Piripiri, de pessoas que se enquadrem na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, “Lei da Ficha Limpa”.
O promotor de Justiça entendeu que a nomeação de Odival José de Andrade para cargo de secretário Municipal desobedece a Lei Municipal nº 704/2012 e atenta contra o princípio da moralidade.
Jôve Oliveira
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Doadoras de leite materno terão isenção em concurso público no Piauí
O projeto de autoria da deputada Ana Paula foi aprovado na Alepi e segue para sanção do Governo do Estado. -
Juiz mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi adotada pelo juiz Luiz Henrique Moreira Rêgo, que também determinou a transferência da vereadora para o Quartel do Comando Geral. -
Promotor requer que prefeito de Lagoa Alegre retome obra inacabada de UBS
A obra da UBS na comunidade Poços D’água iniciou na gestão da ex-prefeita Gessimar Neves, mas nunca foi finalizada. -
Prefeito de Regeneração paga R$ 1 milhão sem licitação por laboratório móvel
A Innov Soluções foi criada em julho de 2023 e fica localizada no bairro Hélio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. -
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir