Eleitor tem 10 meses para regularizar ou tirar 1ª via do título
A Justiça Eleitoral precisa deste prazo para poder organizar as votações de 2024, pelo número de eleitores
Os eleitores têm até 10 meses para regularizar pendências e tirar a primeira via do título. O cadastro para as eleições de 2024 se encerra no dia 08 de maio. A resolução das irregularidades é necessária para garantir o exercício do voto.
De acordo com a legislação brasileira, o cadastro dos eleitores só pode ser recebido em até 150 dias antes da data das eleições. A Justiça Eleitoral precisa deste prazo para poder organizar as votações pelo número de votantes.
Para saber como está sua situação eleitoral, a população deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Necessitam da regularidade, aqueles que não votaram, estão sem a justificativa de ausência nas últimas três eleições, ou ainda quem se mudou de município e quer a transferência do local de votação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, para tirar o título, o eleitor deve acessar o site do TSE, no sistema de Autoatendimento – Título Net, enviando a documentação necessária pela internet.
Pela legislação, somente nos anos eleitorais, os jovens de 15 anos que irão completar 16 no dia da votação, podem se alistar. O voto, no entanto, é facultativo, e caso não deseje participar, estará isento de multa.
Conforme o cronograma do TSE, as eleições de 2024 terão início em 06 de outubro, para os cargos de Prefeito e Vereador. Se houver segundo turno, a votação está marcada para dia 27.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
Ministério Público inspeciona Unidades Básicas de Saúde de Uruçuí
O objetivo da vistoria foi fiscalizar as condições estruturais das unidades, verificar a presença dos profissionais de saúde e avaliar a qualidade do atendimento. -
Sou um soldado do meu partido, diz Bessah Filho sobre possibilidade de assumir SDU Sul
O parlamentar comentou sobre a possibilidade de assumir a Superintendência da SDU Sul de Teresina em substituição ao deputado licenciado Aldo Gil. -
TRE-PI vai julgar substituição de Tatiana Medeiros na Câmara de Teresina na segunda
O objetivo dessa ação é compreender o prazo em que um suplente deve ser convocado para ocupar a vaga deixada pela parlamentar. -
Prefeito de Batalha não cria conselho da Pessoa Idosa e MP recorre à Justiça
A petição foi protocolada no dia 08 de maio pela promotora de justiça Lia Raquel Prado B. R. Martins. -
MP investiga prefeito Marcos Mateus por contratar pessoal sem processo seletivo
Segundo denúncia recebida pela promotoria de justiça, o município tem contratado vários auxiliares de serviços educacionais e professores sem a devida qualificação técnica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir