Prazo para a solicitação de voto em trânsito termina na quinta
Para votar em trânsito, o requerimento precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento.
Termina nesta quinta-feira (18), o prazo para os eleitores que não estiveram no seu domicílio Eleitoral no dia da votação, no primeiro turno, em 02 de outubro, e em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro, solicitarem o voto em trânsito.
Para votar em trânsito, o requerimento precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento. O voto em trânsito pode ser solicitado para primeiro ou segundo turno, ou para ambos os turnos, caso o eleitor não esteja em casa em ambas as ocasiões.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em trânsito vale apenas para o cargo de presidente da república, quando o eleitor indicar uma cidade localizada em outra unidade diferente do município do seu domicílio eleitoral.
Segundo o TSE, os eleitores só poderão votar nos demais cargos por voto em trânsito, caso o eleitor solicite o voto no mesmo município que reside. “Podem votar nos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, apenas os eleitores que indicarem para voto em trânsito um município que esteja localizado na mesma unidade da Federação do seu domicílio eleitoral”, explica.
O pedido para votação em trânsito só pode ser feito ara as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. Para consultar os locais habilitados a receber o voto em trânsito, o eleitor deve acessar o site do TSE. Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito.
Os eleitores que possuem o título de eleitor cadastrado no exterior, podem votar em trânsito se estiverem em viagem ao Brasil. Para isso, devem indicar o município onde estarão no dia da votação. Nesse caso, só poderão votar em candidatos à presidente da República.
Segundo o TSE, o voto em trânsito funciona como uma transferência temporária de domicílio eleitoral. “O voto em trânsito funciona como uma transferência temporária de domicílio eleitoral. A habilitação para votar em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é reestabelecida automaticamente”, informa.
Com informações da Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2022
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir