Fábio Novo propõe carga horária de 30 horas semanais para psicólogos
O projeto de lei do deputado foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi para que sua legalidade seja verificada.
Na última terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, o deputado estadual Fábio Novo, propôs um Projeto de Lei que estabelece uma carga horária semanal de 30 horas semanais para os profissionais da área de psicologia. A proposta se alinha com projeto de lei de 2019 da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).
De acordo com o PL, a redação da proposição de Fábio Novo diz que a nova carga horária abrange os profissionais que atuem na administração pública direta e indireta, tanto em regime estatutário, celetista, de contratação temporária, inclusive terceirizados.

“A necessidade das 30 horas semanais é calcada em melhores condições de trabalho para os profissionais, com prestação de serviços seguros e de qualidade para os usuários do sistema de saúde. A jornada de 30 horas não se trata de corporativismo ou privilégio para os(as) psicólogos(as), mas sim a promoção/concretização do direito à vida, saúde e a melhorias da condição social do trabalhador, o que já é uma realidade em outras categorias de profissionais da saúde de nível superior”, justifica o deputado estadual, Fábio novo.
Ainda segundo a proposta do parlamentar, em 2019, a deputada federal Erika Kokay apresentou o projeto de lei 1214/2019 na Câmara dos Deputados, que adiciona um artigo à lei 4.119/1962, dizendo que “a duração do trabalho do psicólogo é de até 30 horas semanais”. A proposta está atualmente na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) do parlamento federal.
Dessa forma, o projeto de lei de Fábio Novo foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi para que sua legalidade seja verificada.
Por: Matheus Santos
-
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca. -
Secretária de Educação de União não atende requisições e entra na mira do MP
O promotor de justiça Rafael Maia Nogueira instaurou procedimento preparatório em face da secretária Francisca Castro. -
Tribunal de Contas suspende licitação da Prefeitura de Murici dos Portelas
A decisão foi emitida no dia 11 desse mês. A decisão foi acolhida pela conselheira Flora Izabel. -
TCE manda prefeito de Inhuma suspender pagamentos a empresa após dano de R$ 4 milhões
A assessoria jurídica do prefeito informou que a administração fez o distrato do objeto e acatou as recomendações oriundas quanto a referida decisão do Tribunal de Contas. -
Advogado denuncia prefeita Nelda de Domingos Mourão ao TCE por nepotismo
A petição foi protocolada no dia 27 de fevereiro e está a cargo do conselheiro Kleber Eulálio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir