Transparência Eleitoral diz que 2º turno transcorreu com tranquilidade
De acordo com a entidade, registravam 87 observadores acompanhando seções eleitorais em mais de 40 cidades localizadas em 15 estados e no exterior.
Neste domingo (30), a organização da sociedade civil Transparência Eleitoral Brasil (TE Brasil), divulgou que as primeiras horas de votação neste segundo turno estavam tranquilas nas eleições.
De acordo com a entidade, registravam 87 observadores acompanhando seções eleitorais em mais de 40 cidades localizadas em 15 estados e no exterior, a “grande maioria” das mesas foi aberta dentro do horário estipulado (8h). “Nenhuma foi aberta depois das 8h30, e, em todos os casos, foi emitida a zerézima”, disse a coordenadora-geral da TE Brasil, Ana Cláudia Santano.
O TE Brasil também destaca que até as 9h30, havia ocorrência de filas, mas em menor intensidade do que no primeiro turno. A entidade contabilizou que “77% das seções observadas relataram filas que sugerem um fluxo dinâmico de voto”, e que, em quatro países observados, também foram observadas filas, “ainda que diversas providências tenham sido tomadas pelos consulados, como maior organização internas nos centros de votação.”
Onde votar?
Segundo o levantamento, a presença de mesários também está de acordo com o esperado. “Sobre informação do local de votação, em 95% dos casos observados o eleitor ou eleitora demonstra ter informação suficiente sobre onde votar”.
TE Brasil acrescenta que a “a larga maioria das urnas está instaladas em locais que preservam o sigilo dos votos” e os eleitores têm “plena informação de como votar, não tendo sido identificados elementos que pudessem indicar problemas para a emissão do voto”.
Ainda de acordo com o levantamento, houve quatro relatos de posicionamento de urnas que não garantiram “totalmente” o segredo de voto. Os observadores informaram, ainda, não terem testemunhado, nos equipamentos de votação, problemas que pudessem, de alguma comprometer a integridade da eleição.
Fiscais do Partido
Conforme a TE Brasil, foi verificado “aumento de circulação e de presença de fiscais de partido, inclusive no exterior”. Por outro lado, foi relatado somente um caso de impedimento de observação a pedido de um fiscal de partido, situação que foi controlada com a assistência do presidente de mesa”.
Com informações Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
-
Prefeito de Regeneração paga R$ 1 milhão sem licitação por laboratório móvel
A Innov Soluções foi criada em julho de 2023 e fica localizada no bairro Hélio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. -
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal. -
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal. -
Prisão da vereadora Tatiana Medeiros foi arbitrária, diz advogado de defesa
O advogado Edson Araújo se pronunciou sobre a prisão da vereadora Tatiana Medeiros no âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir