Presidente Bolsonaro sanciona lei que prorroga isenções do ICMS
Segundo Secretaria-Geral da presidência da República, as atividades relacionadas ao setor portuário ou aeroportuário serão beneficiadas.
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou o projeto de Lei Complementar (PLM) nº 5/2021, que visa alterar a Lei Complementar nº 160, datada de 07 de agosto de 2017.
A medida, sancionada na integra, deve garantir a prorrogação, por até 15 anos, de isenções, incentivo e benefícios fiscais ou financeiros-fiscais referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As atividades relacionadas ao setor portuário ou aeroportuário serão beneficiadas.
Segundo Secretaria-Geral da presidência da República, as atividades relacionadas ao comércio internacional, a manutenção ou incremento de atividades comerciais, somente se o beneficiário for o real remetente da mercadoria, estarão isentas do ICMS, além disso as atividades referentes as operações e prestações interestaduais de produtos agropecuários ou ainda extrativos vegetais naturais também se classificaram nessa decisão.
Ainda conforme a Secretaria-Geral, além de garantir a ampliação do prazo do ICMS, o projeto de lei deve beneficiar os setores de distribuição de mercadorias e de produtos agropecuários e extrativos de vegetais, além de aumentar o consumo desses produtos, pois haverá a diminuição do preço da carga tributária cobrada a distribuidora.
Por fim, o projeto de lei sancionado resguarda a autonomia dos estados e do Distrito Federal, conforme termos do texto constitucional, além de permitir a realização de investimentos com o objetivo de reerguer a econômica fragilizada pela situação pandêmica.
Jair Bolsonaro
Governo Federal
-
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca. -
Secretária de Educação de União não atende requisições e entra na mira do MP
O promotor de justiça Rafael Maia Nogueira instaurou procedimento preparatório em face da secretária Francisca Castro. -
Tribunal de Contas suspende licitação da Prefeitura de Murici dos Portelas
A decisão foi emitida no dia 11 desse mês. A decisão foi acolhida pela conselheira Flora Izabel. -
TCE manda prefeito de Inhuma suspender pagamentos a empresa após dano de R$ 4 milhões
A assessoria jurídica do prefeito informou que a administração fez o distrato do objeto e acatou as recomendações oriundas quanto a referida decisão do Tribunal de Contas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir