Elmano quer que trabalhador receba vale-transporte em dinheiro
Com a aprovação do projeto, o empregador terá uma redução das despesas administrativas referentes à compra e distribuição do vale-transporte.
O senador piauiense Elmano Férrer (Progressistas) apresentou um novo Projeto de Lei (PL 3614/21) que propõe que todos os trabalhadores, registrados ou temporários, tenham a possibilidade de recebimento do auxílio vale-transporte em dinheiro.
O projeto abre possibilidade para propor a modificação do artigo da Lei 7.418/85, que instituiu o vale-transporte no país, e que não oferece a opção do pagamento em espécie.
“Nosso objetivo é permitir que o empregado possa receber o valor em espécie, mediante um acordo escrito entre ele e o empregador”, explica Elmano Férrer. Segundo o parlamentar, sua proposta incentiva a liberdade contratual entre as partes. “É melhor que o empregado use o dinheiro para escolher livremente o meio de transporte que entende como o mais adequado para seu deslocamento ao trabalho”, justifica o senador.
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Senador Elmano Férrer (Progressistas)
Segundo o senador, com a aprovação do projeto, o empregador terá uma redução das despesas administrativas referentes à compra e distribuição do vale-transporte. O parlamentar informou que os termos do projeto já foram deferidos pela Mesa e, agora, a matéria segue em tramitação.
Lei do vale-transporte
A lei determina que o empregador participe dos gastos de deslocamento do trabalhador com uma ajuda de custo equivalente à parcela que exceder 6% do salário básico do empregado. A legislação também estabelece que todo funcionário, registrado ou temporário, tem direito ao vale-transporte, não importando se o empregador é pessoa física ou jurídica.
Elmano Férrer
Senado Federal
-
Secretária de Educação de União não atende requisições e entra na mira do MP
O promotor de justiça Rafael Maia Nogueira instaurou procedimento preparatório em face da secretária Francisca Castro. -
Tribunal de Contas suspende licitação da Prefeitura de Murici dos Portelas
A decisão foi emitida no dia 11 desse mês. A decisão foi acolhida pela conselheira Flora Izabel. -
TCE manda prefeito de Inhuma suspender pagamentos a empresa após dano de R$ 4 milhões
A assessoria jurídica do prefeito informou que a administração fez o distrato do objeto e acatou as recomendações oriundas quanto a referida decisão do Tribunal de Contas. -
Advogado denuncia prefeita Nelda de Domingos Mourão ao TCE por nepotismo
A petição foi protocolada no dia 27 de fevereiro e está a cargo do conselheiro Kleber Eulálio. -
MP investiga contrato do ex-prefeito de São Pedro do Piauí com construtora
A portaria foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Piauí (MPPI).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir