32% aprovam e 30% desaprovam o governo Bolsonaro, diz Datafolha
A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 abril. É a pior avaliação para um presidente da República no início de primeiro mandato desde 1990.
Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (7) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). 32% consideram o governo bom, 33%, regular, e 30%, ruim ou péssimo.
A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
É a pior avaliação para um presidente da República no início de primeiro mandato desde 1990. Fernando Collor (então no PRN) tinha 19% de reprovação após três meses, contra 16% de FHC (PSDB), 10% de Lula (PT) e 7% de Dilma (PT).
A ex-presidente é quem tinha a melhor avaliação: 47% de ótimo/bom em 2011. Lula tinha 43%, contra 39% de FHC e 36% de Collor.
Expectativa
A expectativa com o futuro do governo, após três meses de mandato, é a pior desde 1995: 59% esperam que Bolsonaro faça um governo ótimo ou bom, contra 48% de FHC, 76% de Lula e 77% de Dilma.
Antes da posse, 65% esperavam que Bolsonaro fizesse um governo ótimo ou bom, contra 17% de regular e 12%, ruim ou péssimo. Hoje, os que acreditam em um governo regular são 16% e ruim/péssimo, 23%.
Metade dos entrevistados pelo Datafolha julga que o presidente "trabalha pouco". A maioria das pessoas que foram questionadas consideram que Bolsonaro é preparado, é autoritário, respeita os mais ricos, e é decidido. A aprovação do presidente é maior entre os homens e os mais ricos. A região em que ele sofre a maior rejeição é o Nordeste.
Entre os segmentos religiosos, evangélicos são os que mais aprovam Bolsonaro: 42% consideram o governo ótimo ou bom. Entre os católicos, esse índice é de 27%.
Sobre a avaliação do que o Bolsonaro fez nos três meses de mandato, 60% disse que ele fez pelo país menos do que se esperava.
Em relação ao vice-presidente Hamilton Mourão os resultados são os seguintes: ótimo/bom: 32%; regular: 32%; ruim/péssimo: 18%; não sabe 18%. De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados não sabiam o nome do vice-presidente; 37% sabiam; e 4% indicaram outros nomes.
Dentre os ministros mais bem avaliados estão Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública): 59% e Paulo Guedes (Economia): 30%.
Com informações do G1.
Jair Bolsonaro
Luiz Inácio Lula da Silva
Dilma Rousseff
Paulo Guedes
Sérgio Moro
-
PM encontra tablet e celular dentro de cela da vereadora Tatiana Medeiros
De acordo com informações preliminares, os aparelhos estavam escondidos em um compartimento oculto que fica na cela. -
Reunião da Executiva Nacional vai definir rumo do PDT, diz Evandro Hidd
O encontro será realizado nesta terça-feira (20) e terá como principal pauta o posicionamento político da sigla a nível nacional. -
Ministério Público aciona prefeita de Lagoinha do Piauí na Justiça
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de justiça José William Pereira Luz e protocolada no dia 15 de maio deste ano. -
Promotor denuncia prefeito de Hugo Napoleão e quer criação do Fundo da Pessoa Idosa
O prefeito Luciano Filho informou que o município sequer foi citado dessa ação, mas já está providenciando a criação do Conselho. -
Juiz homologa acordo entre prefeito Marcelo Jatobá e o Ministério Público
O acordo se deu em razão de ação civil ajuizada pela promotora de justiça Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir