Átila Lira diz que fracasso educacional está ligado à pobreza
Uma das estratégias do projeto de lei para incentivar a leitura é formar professores e bibliotecários como mediadores de leitura.
O deputado federal Átila Lira (PSB-PI), ex-secretário estadual de educação do Piauí, é da comissão de cultura da Câmara, que está analisando o projeto de lei que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita.
O parlamentar destacou um dos problemas que dificulta o acesso à leitura no Brasil em pronunciamento na última segunda-feira (03). "Esse fracasso educacional nosso também está relacionado com a pobreza, com a desigualdade econômica e a desigualdade social", disse.
- Foto: Facebook/Átila Lira
Deputado Federal Átila Lira (PSB-PI)
Segundo a Agência Câmara, a pesquisa do Instituto Pró-livro confirma isso. O percentual da população brasileira leitora, que é de 56%, prevalece em algumas categorias.
A população que pertence à classe A, ou seja, a mais rica, lê mais, cerca de 76% são leitores. Quem mais lê é quem tem oportunidade de estudar, 84% dos estudantes são leitores. E entre os brasileiros com nível superior, 82% leem.
Uma das estratégias do projeto para incentivar a leitura é formar professores e bibliotecários como mediadores de leitura. A proposta ainda inclui premiações e eventos de divulgação da literatura.
Átila Lira
Câmara dos Deputados
-
Promotor requer que prefeito de Lagoa Alegre retome obra inacabada de UBS
A obra da UBS na comunidade Poços D’água iniciou na gestão da ex-prefeita Gessimar Neves, mas nunca foi finalizada. -
Prefeito de Regeneração paga R$ 1 milhão sem licitação por laboratório móvel
A Innov Soluções foi criada em julho de 2023 e fica localizada no bairro Hélio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. -
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal. -
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir