Advogados de Lula dizem que bloqueio de bens é ilegal e abusivo
O MPF fez o pedido de bloqueio em outubro de 2016 e somente agora foi analisada.
O Banco Central bloqueou mais de R$ 606 mil de contas de Lula, a pedido do juiz Sérgio Moro. Os advogados do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins e Valeska T. Martins, dizem que a determinação é ilegal. A decisão de Moro foi divulgada nesta quarta-feira (19).
- Foto: Paulo Pinto/Agência PTAdvogado Cristiano Zanin Martins e Valeska T. Martins.
Os advogados de defesa alegam que “Somente a prova efetiva de risco de dilapidação patrimonial poderia justificar a medida cautelar patrimonial”. Eles dizem que o Ministério Público Federal não fez essa prova, mas que o juízo aceitou o pedido mais uma vez recorrendo, segundo eles, a mera cogitação. A justificativa que indagam é: “sendo possível que tenha sido utilizada para financiar campanhas eleitorais e em decorrência sido consumida”.
Cristiano Zanin e Valeska Martins reclamam que a decisão é de 14 de julho mas foi mantida em sigilo, o que, segundo eles, não permitiu o acesso pela defesa. Eles dizem que somente dela tomaram conhecimento por meio da imprensa. A iniciativa do bloqueio das contas de Lula partiu do Ministério Público Federal no dia 04 de outubro de 2016 e somente agora foi analisada.
Além da determinação do bloqueio das contas, houve sequestro e arresto de dois carros, três apartamentos e um terreno, em São Bernardo do Campo (SP). A medida seria para evitar que Lula se desfaça dos bens ou valores, que podem ser entregues futuramente à Justiça. Os advogados vão recorrer das decisões.
Luiz Inácio Lula da Silva
Sérgio Moro
-
Comissão da Alepi aprova proibição do uso de celulares nas escolas no Piauí
Segundo a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), o projeto de lei foi apresentado pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Marden Menezes (Progressistas). -
Sílvio Mendes anuncia reforma administrativa na Prefeitura de Teresina
De acordo com o prefeito eleito, a medida prevê economia de aproximadamente R$ 11 milhões. -
Ministério Público recomenda desaprovação das contas de Samantha Cavalca
Ao Viagora, a futura vereadora Samantha Cavalca informou que já foi notificada pelo Ministério Público Eleitoral e apresentou sua defesa. -
Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano. -
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir