Justiça Federal suspende atividades do Instituto Lula
A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal. O despacho foi assinado no último dia 05 de maio.
O juiz substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, determinou a suspensão das atividades do Instituto Lula. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal. O despacho foi assinado no último dia 05 de maio.
De acordo com o G1, o magistrado justificou que há indícios “veementes” de “delitos criminais” que podem ter sido iniciados ou instigados na sede do instituto, localizada em São Paulo.
- Foto: Divulgação/Instituto Lula
Lula
“Como o próprio acusado [Lula] mencionou que no local [sede do Instituto Lula] se discutia vários assuntos, e há vários depoimentos que imputam pelo menos a instigação de desvios de comportamentos que violam a lei penal, a prudência e a cautela recomendam a paralisação de suas atividades. Há indícios abundantes de que se tratava de local com grande influência no cenário político do país, e que possíveis tratativas ali entabuladas fizeram eclodir várias linhas investigativas”, descreveu o juiz no despacho.
Para assegurar o cumprimento da decisão, o magistrado determinou que a superintendência da Polícia Federal em São Paulo, a Junta Comercial paulista e o presidente do Instituto Lula sejam comunicados da medida cautelar.
A assessoria afirmou que o Instituto não foi notificado oficialmente da decisão.
Investigação
De acordo com investigação da Operação Lava Jato, o terreno onde a sede do instituto foi construída foi adquirido pela Odebrecht em troca de contratos firmados pela empreiteira com a Petrobras.
-
Petrus Evelyn rebate críticas de Antônio José Lira sobre CPI e o chama de “pilantra”
O presidente da CPI da Águas de Teresina rebateu as críticas que tem recebido sobre o atraso para o início dos trabalhos. -
Piauí lidera ranking de fraudes contra aposentados no INSS, revela Ciro Nogueira
Nove cidades piauienses aparecem na lista das 19 cidades brasileiras com mais registro de descontos fraudulentos em benefícios previdenciários. -
Prefeito de Cajazeiras do Piauí ignora decreto de emergência e contrata banda
A 27ª Festa do Vaqueiro no município vai acontecer no dia 14 de junho. -
Vereadora Tatiana Medeiros é transferia para Hospital da Polícia Militar
A parlamentar estava no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ter sido encontrada desacordada na cela do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. -
Prefeito Felipe Ribeiro contrata empresa cearense por R$ 4,9 milhões
O gestor firmou quatro contratos, através de secretarias municipais, com a Aliança Terceirização de Serviços de Limpeza e Conservação Ltda.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir