Ciro Nogueira aparece em áudio prometendo recompensar Joesley
Os áudios foram entregues à Procuradoria-Geral da República e fornecidos pelos delatores da JBS.
Em gravações, Joesley Batista, empresário do grupo JBS, diz que vai pagar propina ao senador piauiense e presidente do PP nacional, Ciro Nogueira, que se mostrou interessado em recompensar esses repasses. Os áudios foram entregues à Procuradoria-Geral da República e divulgados nessa sexta-feira (06).
Segundo matéria da Veja, as gravações foram fornecidas pelos delatores da JBS. Ciro Nogueira já havia aparecido anteriormente nas delações, quando no mês de setembro deste ano, foi citado por Joesley e Ricardo Saud, que informaram ter pago propina ao piauiense, em depoimentos para Justiça Federal.
De acordo a Veja, Joesley conversa com Ciro e explica, “Agora vai dar para começar…E vamos fazer de 500 em 500”, já o senador responde e faz agradecimentos, “Você me ajudou muito na eleição. Ajudou o meu partido. Eu quero lhe ajudar”, disse o parlamentar do PP.
- Foto: Divulgação, Agência Senado
Joesley e Ciro aparecem conversando em áudio
A respeito da influência de Ciro Nogueira na Caixa Econômica Federal, Joesley questionou o senador, que respondeu prontamente o empresário. “Nós temos lá o presidente…o de operações, o de varejo, que é contratação do Occhi (…) A de habitação é minha. Um cara do Piauí”.
Em outro momento da conversa divulgada, Ciro demonstra ajudar Joesley, facilitando negócios. “Aquele negócio do seu amigo…Está lá…Só para você saber. Ele montou uma empresa. Na licitação, a empresa que ele montou identificou a proposta (…) Estou vendo se consigo ajudar com outras coisas lá…”, disse o parlamentar.
Ciro também fala sobre negócios dentro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), “Agora é melhor colocar outra pessoa para somar com o Alexandre (conselheiro do Cade indicado pelo PP). Então, botar alguém de vocês. Tem um cara lá que quero ver se o Eunício (atual presidente do Senado) apadrinha (…) Se eu conseguir botar esse cara, resolvo. Quero ter a maioria”, disse.
Então, Joesley responde para Ciro Nogueira, “O que interessa é resolver, né? Vou ver esse negócio do Cade, então”, disse o empresário. Na época da gravação, o grupo JBS disputava com a Petrobras no Cade para solucionar uma competição a respeito do preço do gás fornecido pela estatal a uma companhia do empresário.
Até o momento, o senador Ciro Nogueira não se pronunciou a respeito das gravações.
-
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca. -
Secretária de Educação de União não atende requisições e entra na mira do MP
O promotor de justiça Rafael Maia Nogueira instaurou procedimento preparatório em face da secretária Francisca Castro. -
Tribunal de Contas suspende licitação da Prefeitura de Murici dos Portelas
A decisão foi emitida no dia 11 desse mês. A decisão foi acolhida pela conselheira Flora Izabel. -
TCE manda prefeito de Inhuma suspender pagamentos a empresa após dano de R$ 4 milhões
A assessoria jurídica do prefeito informou que a administração fez o distrato do objeto e acatou as recomendações oriundas quanto a referida decisão do Tribunal de Contas. -
Advogado denuncia prefeita Nelda de Domingos Mourão ao TCE por nepotismo
A petição foi protocolada no dia 27 de fevereiro e está a cargo do conselheiro Kleber Eulálio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir