PF deflagra operação contra crimes previdenciários no Piauí
De acordo com a PF, a operação mobilizou mais de 20 agentes federais para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco deles de busca e apreensão e três de prisão temporária
Foi deflagrado na manhã desta sexta-feira (23), pela Polícia Federal (PF), em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), a Operação RAQUE, a fim de desarticular associação criminosa especializada na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de fraudes na obtenção de benefícios da espécie auxílio-doença.
De acordo com a PF, a operação mobilizou mais de 20 agentes federais para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco deles de busca e apreensão e três de prisão temporária, onde todos foram expedidos pela subseção Judiciária Federal de Parnaíba. Ainda de acordo com a PF, os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios de Parnaíba/PI, Camocim/CE e Chaval/CE.
Foi então determinado a pedido da PF, a suspensão judicial de 56 beneficiários ainda ativos que, caso não suspensos, poderiam provocar um prejuízo de mais de R$ 880 mil ao INSS.
Segundo a polícia, no decorrer das investigações foram identificados 386 beneficiários por incapacidade temporária (auxílio-doença) supostamente atrelados à associação criminosa e com fortes indícios de fraude. O prejuízo efetivo ao INSS até o momento, é de mais de R$ 20 milhões.
Conforme a PF, as investigações apontam o envolvimento de dois servidores do INSS, sendo um Médico Perito, que supostamente em conluio com intermediários, fraudava mediante falsas perícias a concessão de benefícios da espécie incapacidade temporária.
Também foi determinado pela solicitação da PF, o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs de três pessoas envolvidas nas fraudes identificadas e o afastamento de dois servidores públicos do INSS de suas funções.
Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Inserção de Dados Falsos, Falsidade Ideológica e Estelionato Majorado.
Segundo a PF, o nome RAQUE significa “coluna vertebral”, e foi escolhido pelo fato de os investigados utilizarem doenças na coluna como motivo para concessão dos benefícios fraudados.
Polícia Federal
-
Homem morre em acidente de motocicleta na PI 477 em Pedro II
Segundo informações preliminares, a vítima colidiu contra o meio-fio e caiu em um barranco na madrugada deste domingo (24). -
Suspeito de tentativa de homicídio no Piauí é preso durante operação em São Paulo
Segundo a Polícia Civil, a Operação Lembrados visa a identificação e o cumprimento de mandados de prisão pendentes, principalmente aqueles de crimes violentos. -
Motociclista morre em colisão contra ônibus em Monsenhor Gil
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado por volta das 18h desse sábado (23) na BR 316. -
Homem é executado a tiros após ter casa invadida em Luís Correia
O crime aconteceu na madrugada deste domingo (24) no povoado Lagoa do Sobradinho e foi presenciado por uma criança. -
Colisão entre ônibus e carro deixa homem morto na BR 343 em Piracuruca
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras duas pessoas ficaram feridas na colisão registrada na madrugada deste domingo (24).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir