Viagora

Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual e destaca redução da extrema pobreza

O governador participou da abertura do ano legislativo e destacou os feitos e metas de sua gestão ao longo dos anos.

  • Letícia Dutra/ Viagora Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi 1 / 7 Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi
  • Letícia Dutra/ Viagora Presidente da Alepi, Severo Eulálio, recebe Mensagem Anual do governador 2 / 7 Presidente da Alepi, Severo Eulálio, recebe Mensagem Anual do governador
  • Letícia Dutra/ Viagora Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi 3 / 7 Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi
  • Letícia Dutra/ Viagora Themístocles Filho e Marcelo Castro 4 / 7 Themístocles Filho e Marcelo Castro
  • Letícia Dutra/ Viagora Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi 5 / 7 Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi
  • Letícia Dutra/ Viagora Rafael Fonteles durante abertura do Ano Legislativo 6 / 7 Rafael Fonteles durante abertura do Ano Legislativo
  • Letícia Dutra/ Viagora Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi 7 / 7 Rafael Fonteles faz leitura da Mensagem Anual na Alepi

Na manhã desta segunda-feira (3), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), prestigiou a Abertura do Ano Legislativo e, na oportunidade, fez a leitura da Mensagem Anual destacando os feitos e as metas de sua gestão. A sessão solene foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.

Em seu discurso, o chefe do executivo estadual afirmou que já foram cumpridos 73% dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2022. Dentre as medidas destacadas estão: modernização dos serviços públicos através da tecnologia, ampliação e reforma de hospitais, além de implementação de mais escolas de ensino integral.

“Em apenas um ano, nosso estado deu um salto extraordinário na modernização dos serviços públicos. Saímos da 23ª posição para conquistar o terceiro lugar entre todos os estados do Brasil na avaliação nacional de políticas de transformação digital refletidos no índice APEP TIC. Esta revolução tecnológica está mudando profundamente a forma como servimos à nossa gente. Na saúde, já realizamos mais de 300 mil atendimentos através do Piauí Saúde Digital”, afirmou.

Rafael Fonteles anunciou ainda que, no final de fevereiro, todas as 512 escolas públicas do Piauí irão funcionar em tempo integral.

“Na educação, alcançamos marcos verdadeiramente históricos. Hoje, são 352 escolas que já funcionam em tempo integral, um número que representa milhares de jovens com mais oportunidades. Em pelo menos três de quatro municípios, de cada quatro municípios do nosso estado, há uma escola de tempo integral do governo do estado. Diante dessa casa e do povo do Piauí, anunciamos com orgulho, no final deste mês de fevereiro, na presença do ministro da educação, Camilo Santana, que todas as 512 escolas públicas estaduais do Piauí passarão a funcionar em tempo integral”, destacou.

O gestor também comentou sobre os avanços na política da primeira infância, conduzida pela primeira-dama Izabel Fonteles, destacando políticas públicas voltadas para o acesso a serviços de saúde, educação e assistência social das crianças de 0 a 6 seis anos.

Na área da segurança, Fonteles deu enfoque ao reforço nos quadros da Segurança Pública do Estado com a contratação de 1.796 novos agentes, bem como o sucesso da polícia de recuperação de aparelhos celulares e redução dos índices de criminalidade, principalmente em relação ao roubo que registrou queda de 33%.

De acordo com o governador, outro marco conquistado pelo Piauí foi a redução da extrema pobreza e da fome, pois atualmente o Piauí ocupa a terceira posição entre os estados que mais diminuíram os índices.

“Na área social temos uma conquista que nos enche de orgulho. O Ministério do Desenvolvimento Social, comandado pelo nosso ministro e ex-governador Wellington Dias, acaba de confirmar que o Piauí está entre os três estados que mais reduziram a extrema pobreza e a fome em todo o Brasil. São famílias que hoje têm comida na mesa, são crianças que não vão mais dormir com fome. Para fortalecer ainda mais esse compromisso social, reformamos equipamentos públicos da assistência social e inauguramos novos restaurantes populares, garantindo a alimentação de qualidade a preço simbólico”, afirmou.

Facebook
Veja também