Viagora

Indústria piauiense amplia exportações e fortalece presença internacional

Com foco em certificações e novas oportunidades, o estado amplia mercado internacional para seus produtos.

A indústria piauiense tem avançado no comércio exterior, impulsionada pelo suporte do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (Ciepi) e por estratégias de fomento à exportação. Em 2023, o Estado foi responsável por 36,6% das exportações brasileiras de mel, movimentando US$ 31,2 milhões, além de realizar sua primeira exportação de açúcar, com 20 mil sacas enviadas para a África.

O presidente do Ciepi, Federico Musso, destaca a importância da modernização do setor para essa expansão. “O avanço da indústria piauiense no comércio exterior reflete não apenas o potencial econômico do Estado, mas também o esforço conjunto entre setor produtivo e entidades de fomento.”, afirma. Segundo a Apex-Brasil, foram identificadas 45 oportunidades de exportação para empresas piauienses no último ano, com demanda crescente em países como China, Alemanha, Estados Unidos, França e Japão.

Foto: Divulgação/ AscomCiepi impulsiona indústria piauiense rumo ao mercado internacional
Ciepi impulsiona indústria piauiense rumo ao mercado internacional

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reforça que cerca de 3.000 apicultores piauienses possuem certificações que agregam valor ao mel produzido no Estado. Segundo eles, essas certificações são fundamentais para atender às exigências dos mercados mais competitivos, consolidando a reputação do Piauí como um dos principais produtores de mel orgânico do Brasil.

Federico Musso destaca que a diversificação da pauta exportadora segue como um dos principais objetivos do Ciepi. “Estamos trabalhando para diversificar ainda mais nossa pauta exportadora, criando novas oportunidades para os empresários locais e fortalecendo a presença do Estado no comércio global”, conclui.

Facebook
Veja também