Lei do Pequi sancionada beneficia o cerrado e comunidades do Piauí
De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, a lei é um marco importante para o estado.
Nessa terça-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei nº 1970/2019 estabelecendo a Política Nacional de Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e de outros frutos do cerrado.
Segundo o governo, a legislação visa garantir a proteção do cerrado e fomentar a economia sustentável no Piauí, além de apoiar as comunidades que dependem do pequi.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, a lei é um marco importante para o estado. “A Lei do Pequi é uma iniciativa que protege o cerrado e cria novas oportunidades para as comunidades tradicionais que dependem do fruto para sua subsistência. Aqui, essa política fortalece a agricultura familiar e impulsiona a conservação do nosso bioma”, afirma.

Além de proteger o cerrado, a legislação prevê o apoio às comunidades agroextrativistas, com a criação de selos de qualidade e procedência para os produtos e a promoção de eventos culturais relacionados ao pequi. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, também ressaltou o impacto positivo da lei. “Essa política protege todo o cerrado, garantindo a preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que o bioma oferece”, declara.
Por: Gabriely Corrêa.
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir