Semarh devolve animais apreendidos em operação à natureza no Piauí
Os animais foram libertos nessa quarta-feira (03) em área oficial de soltura de animais silvestres e puderam voltar ao habitat natural.
Nessa quarta-feira (03), a Diretoria da Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou a soltura dos animais vivos apreendidos na operação de fiscalização Vale do Sambito.
Os animais foram libertos em área oficial de soltura de animais silvestres e puderam voltar ao habitat natural. Dentre os animais, a equipe identificou papagaios verdadeiros, azulões, pegas, bigodes, jandaia, galo campina, dentre outros.
Segundo a Semarh antes da soltura, os animais apreendidos passaram por avaliação médico-veterinária e comportamental. Após a avaliação técnica, parte deles foi libertada e a outra foi transportada até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Semarh), seguindo as orientações previstas na legislação vigente que disciplina a gestão estadual da fauna.
A Operação Vale do Sambito foi deflagrada terça-feira (2), na região de Valença, Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, e iniciou por meio de uma denúncia formalizada na Semarh, com informações muito precisas sobre tráfico e cativeiro de animais, caça e armamentos na região.
A Justiça após as investigações expediu mais de 30 mandados de busca e apreensão nas residências. Da operação, resultou na apreensão de 10 armas de fogo, sendo nove espingardas e um revólver, e de muitos animais abatidos e presos em cativeiros.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
-
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais. -
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir