Rafael sanciona lei de regularização fundiária para pescadores no Piauí
O intuito é a efetivação de direitos individuais, coletivos e difusos de natureza econômica, social, cultural e ambiental.
O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.383, de 20 de maio de 2024, que reconhece as comunidades pesqueiras e promove a regularização fundiária de áreas ocupadas no Piauí pelas comunidades tradicionais que praticam o ofício.
Segundo o governo do estado, o objetivo é resguardar a função social e garantir a preservação da identidade cultural, além de proteger o meio ambiente. A legislação busca ainda promover a proteção do direito ao território de comunidades tradicionais pesqueiras e os procedimentos para sua identificação.
O intuito é a efetivação de direitos individuais, coletivos e difusos de natureza econômica, social, cultural e ambiental, compreendendo a salvaguarda, proteção e promoção de seus modos de criar, fazer e viver.
São consideradas comunidades tradicionais pesqueiras os grupos sociais que possuem critério de autoidentificação e que possuem a pesca artesanal como principal fonte de renda e subsistência.
Os territórios tradicionais pesqueiros são as extensões em superfícies de terra ou corpos de água, utilizadas pelas comunidades tradicionais pesqueiras para a sua habitação, desenvolvimento de atividades produtivas, preservação, abrigo e reprodução das espécies e de outros recursos necessários à garantia do modo de vida.
De acordo com a lei Nº 8.383 que firma a promoção de qualidade de vida para comunidades tradicionais pesqueiras, além de colocá-las como aliadas no processo de preservação ambiental de manguezais, apicuns, salgados, matas ciliares, lagoas costeiras e marginais, criando diagnósticos para delinear estudos de valorização socioeconômica destes ecossistemas e seus entornos e garantindo o livre acesso às comunidades.
O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Rubens Vieira. A legislação também cria o Cadastro Geral das Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Piauí e abraça estratégias que permitam a ampliação da atividade, promovendo a geração de emprego e renda, tais como linhas de crédito e assistência técnica.
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir