Viagora

Ministério da Saúde inclui Piauí na campanha de vacinação contra dengue

O Brasil iniciou a vacinação contra a doença no mês de fevereiro em 16 estados, totalizando 521 municípios de regiões endêmicas. Agora, 25 estados passam a vacinar contra a dengue.

Nessa quinta-feira (25) o Ministério da Saúde anunciou que incluiu o Piauí na Campanha de Vacinação contra a Dengue. O estado deve receber nesta sexta-feira (26) as primeiras 21 mil doses da vacina Qdenga, que serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Brasil iniciou a vacinação contra a doença no mês de fevereiro em 16 estados, totalizando 521 municípios de regiões endêmicas. Agora, 25 estados passam a vacinar contra a dengue.

De acordo com a nota técnica do MS, irão receber a vacina, os municípios do Território entre Rios. A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais, o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante).

O Piauí até a 16ª semana epidemiológica de 2024 registrou 4.195 confirmados de dengue, um aumento 88,0% em relação ao mesmo período de 2023. O estado já notificou 6 óbitos causados pela doença.

Segundo Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi, quando as vacinas chegarem, serão encaminhadas aos municípios prioritários.

"Assim que as vacinas chegarem vamos encaminhar aos municípios prioritários conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, para que eles façam o seu cronograma de imunização obedecendo ao público-alvo de 10 a 14 anos", explica coordenadora.

A faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra a dengue, é a que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. Além disso, a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

Leila Santos, superintendente de atenção aos municípios da Sesapi, destaca que a vacina não é o único a combater, e que se proteger contra a dengue é eliminar também os focos de transmissão combatendo os criadouros.

"Temos a vacina agora, mas vale ressaltar que essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros", destacou.

Mais conteúdo sobre:

Saúde

Dengue

Vacinação

Facebook
Veja também