Viagora

Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí

A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030.

O governador Rafael Fonteles lançou, nessa segunda-feira (31), os programas CNH Social e Motociclista Protegido. A iniciativa visa oferecer gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para estudantes da rede pública estadual e distribuir capacetes para motociclistas habilitados. A meta do governo é emitir 60 mil CNHs até 2030.

Segundo o governador Rafael Fonteles, a falta de habilitação está entre os fatores que contribuem para o alto índice de acidentes no trânsito. “O Piauí é o estado que tem maior número de mortes em acidentes de motocicletas do Brasil. Vamos agora promover mais habilitação focando nessa parceria Detran e Seduc, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos e para os alunos do ensino médio”, afirmou.

Ainda conforme o governador, a formação teórica será ministrada pelo Canal Educação, enquanto a parte prática ficará sob responsabilidade do Detran. “Não tenho dúvidas de que vai resultar em motoristas e motociclistas mais conscientes e propagando essa cultura do uso do capacete, de direção defensiva, para a gente salvar vidas”, destacou.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíLançamento dos programas CNH Social e Motociclista Protegido
Lançamento dos programas CNH Social e Motociclista Protegido.

O edital do programa será lançado em abril e, neste primeiro ano, 10 mil CNHs e 10 mil capacetes serão distribuídos. “A Seduc vai disponibilizar as 86 escolas em 14 municípios do Piauí. São 10 mil estudantes da 3ª série do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos fazendo as aulas teóricas para a emissão da CNH nas nossas escolas”, explicou Washington Bandeira, secretário da Educação.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, para receber a CNH gratuita, na categoria A, os interessados devem estar matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual e possuir idade mínima de 18 anos.

Facebook
Veja também