Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí
A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030.
O governador Rafael Fonteles lançou, nessa segunda-feira (31), os programas CNH Social e Motociclista Protegido. A iniciativa visa oferecer gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para estudantes da rede pública estadual e distribuir capacetes para motociclistas habilitados. A meta do governo é emitir 60 mil CNHs até 2030.
Segundo o governador Rafael Fonteles, a falta de habilitação está entre os fatores que contribuem para o alto índice de acidentes no trânsito. “O Piauí é o estado que tem maior número de mortes em acidentes de motocicletas do Brasil. Vamos agora promover mais habilitação focando nessa parceria Detran e Seduc, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos e para os alunos do ensino médio”, afirmou.
Ainda conforme o governador, a formação teórica será ministrada pelo Canal Educação, enquanto a parte prática ficará sob responsabilidade do Detran. “Não tenho dúvidas de que vai resultar em motoristas e motociclistas mais conscientes e propagando essa cultura do uso do capacete, de direção defensiva, para a gente salvar vidas”, destacou.

O edital do programa será lançado em abril e, neste primeiro ano, 10 mil CNHs e 10 mil capacetes serão distribuídos. “A Seduc vai disponibilizar as 86 escolas em 14 municípios do Piauí. São 10 mil estudantes da 3ª série do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos fazendo as aulas teóricas para a emissão da CNH nas nossas escolas”, explicou Washington Bandeira, secretário da Educação.
Ainda de acordo com o Governo do Estado, para receber a CNH gratuita, na categoria A, os interessados devem estar matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual e possuir idade mínima de 18 anos.
Rafael Fonteles
Washington Bandeira
Detran-PI
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Governo do Piauí
-
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado. -
ETURB intensifica ações de iluminação pública em todas as regiões de Teresina
As equipes atuaram na revisão e regularização de pontos de luz entre os dias 24 e 30 de março. -
CCJ da Alepi aprova reajuste de 5,35% para servidores estaduais
O reajuste inclui policiais militares, bombeiros e funcionários da administração direta. Além disso, profissionais do magistério também tiveram piso salarial atualizado. -
Promotor denuncia prefeito de Alegrete do Piauí ao TCE e pede exoneração de irmã
O prefeito explicou que Érika Alencar é sua irmã e está comparecendo ao trabalho, relatou ainda que ela já está sendo desligada de suas funções atendendo ao pedido do Ministério Público.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir