Centro de Produção de Arte Santeira é reinaugurado no Poti Velho
A iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Semest, foi feita após a realização de reforma na estrutura da casa, localizada no bairro da zona Norte da capital
Na tarde dessa quinta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Teresina reinaugurou o Centro de Produção de Arte Santeira, localizado no bairro Poti Velho. A casa artística passou um período de tempo desativada e foi reaberta em ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).
Segundo a PMT, o local foi reformado por meio de um investimento de cerca de R$ 80 mil, processo que incluiu reparos, pintura completa, troca do forro, revisão da parte elétrica, troca de uma caixa d’água, instalação de 6 novas portas e de carpete, revitalização dos banheiros, pintura da fachada com grafite e retalhamento, além da colocação de placas de sinalização interna e placa de identificação na fachada da casa.
“Quando foi levado o projeto de reforma do local ao prefeito, ele abraçou e incentivou. Nós acreditamos no trabalho desses mestres, que contribuem tanto para a cultura do artesanato da nossa capital. Hoje celebramos essa reinauguração. Aqui será um berço para se criar novos artesãos com a utilização desse espaço. O objetivo da reforma é fazer com que a nossa arte seja mais reconhecida aqui na nossa cidade”, ressaltou a secretaria municipal de Economia Solidária, Maura Assunção.
Michel Saldanha, secretário municipal de governo, marcou presença na cerimônia de reinauguração como representante do prefeito Dr. Pessoa, e aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de valorizar a arte santeira.
“É uma honra estar nessa reinauguração representando o nosso prefeito. Sem dúvidas, esse espaço é importante para toda Teresina. Nós sempre tivemos a arte santeira como uma referência, assim como os grandes mestres Expedito, Dezinho, dentre outros. É uma arte reconhecida internacionalmente. Não podemos permitir que lá fora valorizem a nossa arte e nós mesmos, não. E por isso as nossas ações serão sempre voltadas para a valorização da cultura do nosso povo”, declarou o gestor.
Também na ocasião, o responsável pelo Centro de Produção de Arte Santeira, Mestre Filho, demonstrou sua alegria em receber a casa reformada, celebrando a possibilidade de ensinar novas pessoas.
“A nossa escola foi fundada em 2015, e pouco tempo depois passei a coordenar esta casa. Hoje vivo da arte santeira, e ter esse espaço como centro de formação para ensinar outras pessoas é muito gratificante. A reforma veio para nos dar essa condição e estou muito feliz”, disse o Mestre.
De acordo com a prefeitura, a revitalização do Centro de Arte Santeira propõe não só a promoção do trabalho dos artistas populares que já são consagrados, como também o resgate da arte por meio da exposição das peças desses artesões, dando continuidade ao ofício e oferecendo aos jovens a chance de iniciar essa prática de forma gratuita.
Por Rebeca Negreiros
Prefeitura de Teresina
Semest
Obras
Inauguração
Secretaria Municipal de Governo - Semgov
Arte Santeira
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir