Piauí desenvolve Plano de Enfrentamento de Doenças Negligenciadas
De acordo com o governo, a construção da área técnica está sendo discutido com a Fiocruiz, UFPI, Cosems, CIATEN.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nos dias 10 e 11 de agosto, realizou oficinas para o desenvolvimento do Plano Integrado de Enfrentamento de Doenças Negligenciadas no Piauí, como a hanseníase, tuberculose, leishmaniose, doenças de chagas e micoses sistêmicas.
De acordo com o Governo do Piauí, o plano de construção da área técnica está sendo discutido com diversas entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), e Conselho Estadual de Saúde.

Segundo o governo, a Sesapi juntamente com as instituições de saúde, tem como objetivo de definir as linhas de cuidado com as doenças, e acolher e tratamento de pacientes. A responsável pelo programa de enfrentamento à tuberculose e micoses sistêmicas na Sesapi, Ivone Venâncio, informa que as macrorregiões do estado serão priorizadas e também será considerada a realidade local de cada região.
“Esse plano traz uma proposta de 4 anos, priorizando as macrorregiões de saúde e considerando a realidade local de cada região, respeitando elementos sociais e a sua população, o que levará medidas ajustadas que levem melhor qualidade de atendimento à população, melhorando os indicadores do nosso estado referente a essas doenças negligenciadas”, disse.
Conforme o governo, o evento foi realizado através da por meio da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com a organização sem fins lucrativos NHR Brasil. A superintendente de atenção primária à saúde da Sesapi, Leila Santos, comenta que a estruturação do plano pode melhorar a qualidade no atendimento da população.
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir