Elmano quer endurecer regras para escolha de ministros dos TCEs
O parlamentar é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a forma de seleção dos ministros dos Tribunais de contas.
O senador apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição com objetivo de reduzir as indicações políticas e garantir mais qualificação nos órgãos.
O parlamentar é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a forma de seleção dos ministros dos Tribunais de contas, reduzindo as indicações meramente políticas e buscando a melhor qualificação dos quadros. A PEC já tramita no Senado Federal e conta com o apoio de outros 27 senadores. O parlamentar fez um pronunciamento nesta segunda-feira (08) para explicar os objetivos da proposta.
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Senador Elmano Férrer (PODEMOS)
A PEC nº 30, de 2019, modifica a forma de escolha dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), com consequentes impactos nos Tribunais de Contas Estaduais. “É necessário que nós nos debrucemos nesta questão com o objetivo de atualizar a legislação em face das novas exigências da sociedade sobre a moralidade e a impessoalidade no exercício de cargos públicos”, justificou o senador Elmano Férrer.
Segundo o senador, a PEC determina que dois terços do colegiado do TCU serão escolhidos pelo presidente da República, com aprovação do Senado Federal, dentre os integrantes das carreiras de Ministros-Substitutos, Auditores Controle Externo e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice, conforme critérios de antiguidade e merecimento. Um terço restante será escolhido pelo Congresso Nacional. De acordo com a sistemática atual, a escolha do presidente da República é de um terço e do Congresso Nacional de dois terços.
No novo texto, as indicações que cabem ao Congresso Nacional terão uma série de requisitos, dentre os quais: não exercer ou ter exercido nos cinco anos anteriores mandato eletivo, cargo de ministro ou o equivalente nos estados, DF e municípios, ter sido presidente de autarquia e fundação pública, diretor de agência reguladora e diretor de empresa pública e de sociedade de economia mista. Também não deve se enquadrar em quaisquer dos casos de inegibilidade previstos na lei da ficha limpa, não ser filiado a partido político nos cinco anos anteriores à indicação; e não ser cônjuge ou ter parentesco com presidente da República e membros do Congresso Nacional.
O senador Elmano Férrer explicou ainda que a PEC acaba com a vitaliciedade dos ministros do TCU, ao estipular a duração do mandato de dez anos, vedando a recondução. “Temos a firme convicção de que as alterações propostas pela PEC ensejarão um novo ambiente no TCU e TCE’s, favorecendo a oxigenação do órgão e a melhor qualificação dos seus quadros”, afirmou o senador.
Nos Tribunais de Contas dos Estados a aplicabilidade da PEC acontecerá por simetria. Dessa forma, esses órgãos que têm natureza administrativa passam a ter menos interferência política, com a maior impessoalidade na nomeação e a restrição da perpetuação das mesmas pessoas ao longo do tempo no cargo.
Elmano Férrer
Senado Federal
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir