Ministro do TSE barra recurso contra candidatura de Frank Aguiar
O candidato Quem Quem (Avante) havia entrado com recurso ordinário contra a candidatura.
O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou seguimento ao recurso ordinário do Quem Quem (Avante), candidato ao Senado pelo Piauí, contra decisão do TRE-PI que deferiu a candidatura de Frank Aguiar (PRB) para o mesmo cargo. A decisão monocrática foi assinada no dia 20 de setembro e divulgada ontem (25).
- Foto: Sérgio Lima/STJ
Ministro Jorge Mussi.
A procuradoria-regional eleitoral havia opinado pelo não conhecimento do recurso e, caso fosse reconhecido, pelo seu desprovimento.
Jorge Mussi citou a súmula 11 do TSE que diz que “no processo de registro de candidatos, o partido que não o impugnou não tem legitimidade para recorrer da sentença que o deferiu, salvo se se cuidar de matéria constitucional”.
- Foto: Quem Quem/Facebook-Frank Aguiar/Facebook
Candidato do Avante cobrava inelegibilidade de Frank Aguiar.
O ministro disse que, nesse caso, a matéria de inelegibilidade tratada na Lei Complementar 64/90 é de cunho infraconstitucional e por isso reconheceu a ilegitimidade de Quem Quem.
O candidato do Avante afirmou que o Frank Aguiar estaria inelegível devido ter tido reprovadas as suas contas de gestão de quando era prefeito de São Bernardo do Campo-SP.
Frank Aguiar tem 48 anos de idade, é natural de Itainópolis-PI, e possui ensino superior completo. Ele faz parte da coligação “Mudar Para Cuidar da Nossa Gente”, formada pelos partidos PMN, PRB, SOLIDARIEDADE, PPL, e PTC.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
-
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade. -
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir