Ministro do STF suspende feriado bancário do dia 28/08 no Piauí
Em virtude da proximidade do feriado, o ministro determinou suspensão da norma até o julgamento de mérito da medida que questiona o feriado.
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do feriado bancário do dia 28 de agosto, no Piauí, por entender que a lei estadual que instituiu o feriado dispõe sobre a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho. A decisão é do dia 25 deste mês.
- Foto: Lula Marques/AGPT
Ministro do STF, Celso de Mello.
A Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) com objetivo de questionar a Lei estadual nº 6.702/2015. A Assembleia Legislativa do Piauí defendeu a plena constitucionalidade da lei.
O ministro considerou inviável a submissão imediata do pleito cautelar ao Plenário do STF e em virtude da proximidade do feriado, determinou suspensão até o julgamento de mérito da ADI, já que, segundo ele, a norma editada pelo estado “parece transgredir a cláusula inscrita no artigo 22, inciso I, da Constituição da República.
O ministro ressaltou, ainda, que “a Carta Política expressamente outorgou à União Federal a prerrogativa institucional de dispor, de regular e de definir os dias em que não haverá funcionamento das instituições financeiras”, afirmou o ministro, citando os artigos 21, 22 e 192 do texto constitucional.
Supremo Tribunal Federal - STF
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir