Rafael Fonteles inaugura novo Espaço da Cidadania Digital no Centro de Teresina
Com investimento de R$ 3,9 milhões, local vai oferecer serviços gratuitos de identificação, saúde, internet e inovação tecnológica.
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quarta-feira (30), o novo Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro de Teresina. Com investimento de R$ 3,9 milhões, o local vai oferecer serviços de identificação civil, atendimento digital, suporte em saúde e iniciativas de inovação tecnológica.
Instalado em um prédio revitalizado na Rua Clodoaldo Freitas, nº 729, o espaço conta com três pavimentos, coworking com 20 computadores, brinquedoteca, auditório para 60 pessoas e estacionamento. Entre os serviços disponíveis estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cadastro de Pessoa Física (CPF), suporte especializado para pessoas com deficiência e orientação para uso das plataformas Gov.pi e Gov.br.
Durante a inauguração, o governador Rafael Fonteles ressaltou a importância da estrutura para democratizar o acesso aos serviços públicos e anunciou a mudança de nome do Instituto de Identificação Digital. “É momento importante, que reúne vários conceitos e ações concretas ao mesmo tempo. Primeiro, revitalizamos um prédio aqui no centro da cidade, contribuindo para a revitalização do centro da cidade. Além disso, aqui nós temos o Espaço da Cidadania Digital. Inclusive, eu vou assinar hoje um decreto mudando o nome de Instituto de Identificação Digital para Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco”, declarou.
O espaço também abriga a primeira sede do Piauí GovTech, ambiente de inovação que reúne servidores públicos, acadêmicos e startups para desenvolver soluções voltadas ao setor público. Projetos como o aplicativo Lupa, o sistema de reconhecimento facial FacePI e o Projeto VigIA, que usa inteligência artificial em viaturas, fazem parte das ações já em andamento. “A questão, tanto do atendimento, mas também das soluções tecnológicas para o cidadão. Então, nós vamos ter aqui embaixo, no térreo, a questão do atendimento. No primeiro andar, você tem as pessoas que fazem as soluções, os desenvolvedores, os analistas, a turma da academia, que vai, justamente, entre outros projetos, desenvolver soluções e ela vai ter essa interação com a comunidade. A ideia é, justamente, revitalizar o centro”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.
De acordo com o governo, além de facilitar o acesso aos serviços públicos, o espaço promete aproximar a população da tecnologia e fortalecer a inovação no estado.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Chico Lucas
Rafael Fonteles
CPF
Carteira de Identidade
-
Prefeitura de Esperantina realiza pagamento dos servidores referente ao mês de abril
Os valores já foram creditados nas contas, garantindo que os colaboradores da administração municipal possam contar com seus vencimentos dentro do mês trabalhado. -
Viúva de ex-vereador doa imóveis para Prefeitura de Teresina
A prefeitura informou que os espaços serão transformados em centros de qualificação e geração de renda para mulheres, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade. -
Prefeitura de Teresina antecipa pagamento dos servidores para o Dia do Trabalhador
De acordo com a tabela de pagamento dos servidores, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), já está com os valores creditados em conta. -
Prefeitura de Esperantina transfere feriado do Dia do Trabalhador para 2 de maio
De acordo com o decreto assinado pela prefeita Ivanária Sampaio, a transferência do feriado tem como objetivo manter o fluxo de trabalho e o atendimento à população de forma contínua e planejada. -
Prefeitura de Esperantina irá entregar obras de infraestrutura e iluminação em LED
A solenidade de inauguração da iluminação da Avenida São José será realizada a partir das 17h, na própria avenida.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir