Mutirão da Sada emite e atualiza cadastro de agricultores familiares em Altos
Segundo a Sada, o mutirão visa atender mais de 50 associações de agricultores familiares de Altos.
Nesta quinta-feira (13) a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) realizou um mutirão para emissão do Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), no município de Altos. A ação visa atender mais de 50 associações de agricultores familiares da cidade.
De acordo com o governo estadual, o CAF é similar a um “CPF” do homem do campo, onde ele poderá utilizá-lo para ter acesso a programas e politicas tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa Minha Casa, Minha Vida Rural, além de facilitar o acesso a linhas de crédito no Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Segundo a Sada, esse documento possui validade de três anos, após esse prazo, é necessário realizar a renovação.
A secretaria orienta que, para realizar a inscrição, os trabalhadores rurais procurem uma entidade autorizada pela Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (SAF/Mapa), seja ela pública ou privada, como, por exemplo, a Sada, a prefeitura do seu município ou ainda os sindicatos representantes da agricultura familiar.
Alvaci Orsano, coordenador Regional da Sada em Teresina, afirmou que o mutirão vai contribuir para a inclusão social e desenvolvimento rural sustentável dos agricultores familiares da região.
“O mutirão do CAF é uma iniciativa fundamental para garantir que nossos agricultores tenham os recursos necessários para acessar as políticas públicas que fazem a diferença na vida deles e de suas famílias. Estamos trabalhando para que mais e mais produtores possam se beneficiar desses programas e melhorar suas condições de vida e trabalho”, finalizou o coordenador.
Altos
Piauí
Agricultura Familiar
Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada)
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
-
Mais de 87% da população quilombola do Piauí reside em áreas rurais, diz IBGE
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%. -
Maio Amarelo: Piauí registra uma média de quatro acidentes de trânsito por dia
As interrupções no fornecimento somam mais de 500 casos em quatro meses e colocam em risco a segurança da população -
HUT moderniza iluminação externa com instalação de lâmpadas de LED
A substituição realizada pela ETURB melhora segurança e gera economia de energia no Hospital -
Motoristas e cobradores de ônibus deflagram greve nesta segunda em Teresina
A categoria reivindica reajuste salarial, além de melhorias no ticket-alimentação e auxílio-saúde. -
Ouvidoria-Geral do Piauí tem destaque nacional pela agilidade
De acordo com os dados divulgados, o tempo de resposta é de 5,93 dias, OGE-PI supera médias das esferas federal, estadual e municipal no 1º trimestre de 2025
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir